terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FEIJOADA: BRASILEIRA

A feijoada é um dos pratos típicos da cozinha brasileira. Encontra similares na culinária de todo o mundo, como o cassoulet francês, a feijoada à transmontana, de Portugal, a paella ou a fabada asturiana, ambos da Espanha. No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.
Couve e laranja, namorados perfeitos da Feijoada!!!!!
Molho apimentado feito do caldo da feijoada, cebola, tomate, pimentão, pimenta, cheiro verde.
Cheiros e temperos!!!!!
Umas das minhas conservas preferida de 
pimentas que eu fiz. Toque singular em uma boa 
feijoada, para quem gosta, é claro!!!

HISTÓRIA
A explicação popular mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos os "restos" dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita. Tal versão, contudo, não se sustenta, seja na tradição culinária, seja na mais leve pesquisa histórica. Segundo Carlos Augusto Ditadi, especialista em assuntos culturais e historiador do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, em artigo publicado na revista Gula, de maio de 1998, "essa alegada origem da feijoada não passa de lenda contemporânea, nascida do folclore moderno, numa visão romanceada das relações sociais e culturais da escravidão no Brasil."
Atualmente, espalha-se por todo o território nacional, como a receita mais representativa da cozinha brasileira. Revista, ampliada e enriquecida, a feijoada deixou de ser exclusivamente um prato. Hoje, como também notou Câmara Cascudo, é uma refeição completa.
O paio é um dos ingredientes que dão sabor 
"enfumaçado", defumado...
No dia de feijoada em Minas Gerais,  a boa cachaça, a caipirinha, completam a festa!
Feijoada sem folha de louro? Para tudo:
primeiro perfume a ser lembrado!

FEIJOADA
1 kg de feijão preto
300 gr de costela bovina
300 gr de carne de sol ou carne seca
300 gr de lombo de porco salgado
300 gr de bacon em pedaços
300 gr de lingüiça calabresa defumada
300 gr de paio
300 gr de músculo bovino
300 gr de pé suíno defumado
300 gr de orelha suína defumada
300 gr de rabo suino defumado
10 dentes de alho socados
3 cebolas grandes picadas
15 caroços de coentro caroço verde socados
folhas de louro a gosto
Sal se necessário (colocar somente depois de cozida e provada)
cheiro verde picado a gosto
NOTA: você pode escolher as carnes de sua preferência para compor sua feijoada.
PREPARO
Lave os ingredientes da feijoada e corte os pedaços no tamanho desejado. Coloque de molho os ingredientes e o feijão em água que cubra. No outro dia, escorra a água, coloque mais água fresca até cobrir, leve ao fogo para cozinhar. Refogue a cebola e o alho em uma com uma colher (sopa) de óleo, despeje na feijoada, prove o tempero. Quando estiver quase pronta acrescente a folha de louro.
PARA O MOLHO DE FEIJOADA
Caldo da feijoada, cebola, tomate sem semente, pimentão verde picadinhos. Pimenta a gosto ou caldo de pimenta, cheiro verde.
ACOMPANHAMENTOS
Servir com couve frita em alho e óleo.
Arroz
Farinha de mandioca
Laranja
Vinagrete

CÁLCULO DE QUANTIDADE POR PESSOA
IMPORTANTE: essa quantidade é muito relativa. Se a turma gosta muito de feijoada, "aumente". Aqui é só uma base. Rss..rsss.. Eu sempre calculo a mais. Quando sobra então querem levar. E é deliciosa para comer depois.

200 gramas de carne sem osso por pessoa
400 gramas de carne com osso por pessoa
Arroz - 1 xícara para duas pessoas
Farinha - 1 kg dá e sobra

SUGESTÕES DE DECORAÇÃO PARA SERVIR FEIJOADA
_Você pode usar nas mesas estopas como cobre-mancha, (encontramos para comprar no metro, algumas coloridas e também no seu tom natural).
Sempre a toalha branca embaixo e a estopa nas mesas pequenas de bico e na mesa onde ficará a comida para que os connvidados se sirvam como se fosse uma passadeira de mesa.
_Na mesa maior de comida espalhe grãos cru de feijão preto e cascas de laranja.
_Nas mesas pequenas (dos convidados) pode pôr um arranjo pequeno de girassol em cada.
_Se for um almoço o clima é bem descontraído, usar pratos e copos descartáveis, porém opte por aqueles de acrílico que além de serem mais firmes e resistentes têm uma melhor apresentação.
_Para servir a feijoada, o arroz e demais acompanhamentos use panelas e refratários de barro...
_Flores do campo no ambiente dão um toque especial! Olhe as que colocamos numa feijoada de família. Esta que aparece nas fotos são da minha cunhada Ivone, a melhor feijoada que conheço!

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA