21 abril 2011

SALMÃO COM MOLHO DE ALCAPARRAS OU CREME DE MARACUJÁ???

Eta duvidazinha cruel!!!!
Quem gosta do danado não tem jeito, vacila.
A diferença do molho de alcaparras para este creme de maracujá é gritante. Olha só a foto. Oh degustação difícil!!! O coitadinho do arroz tentando ajudar limpando o paladar de um para o outro. Por isso estou passando a bola para você. DECIDE!!!!!!!
SOBRE O SALMÃO
O salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Dos mares e rios europeus, carne rosada. De uma textura, cor, cheiro incomparavéis.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez. A sua cor vermelha é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento. Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada.  Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. Peixe do sashimi, sendo servido cru, com wasabi e shoyu.
AGORA QUE VOCÊ ESTÁ BEM INFORMADO, VAMOS PREPARAR?
Para que o sabor dos molhos (alcaparra e maracujá) não interfira no sabor vamos temperar o salmão suavemente. Se o seu salmão veio com pele, o ideal é retirá-la ainda semi congelada, assim não corre o risco do salmão desmanchar na sua mão.
Depois de retirar a pele corte em postas ou filés como desejar. Reguei levemente com um pouco de limão.
Depois 1 colher (sopa) de shoyu. Provoca um certo charme no sabor e noto que fica com a textura mais firme. Uma nuvem de sal branco, 10 minutos depois, pronto para grelhar.
1 colher (sopa) de manteiga, 2 de azeite, fogo médio. Grelhar com cuidado virando devagar, mudou o tom da cor rosa, pronto, este é o ponto. Ao abrir o salmão a sua cor rosa não sofre alterações. Quer uma casquinha crocante por fora? Passe rapidamente antes de fritar em um pouco de farinha de trigo.
MOLHO DE ALCAPARRAS
Este molho é um dos preferidos para quem gosta de saborear o salmão. É simples mas ao mesmo tempo marcante. Veja sobre as alcaparras no Link: Ervas e Especiarias.
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picadinha ou ralada
1 dente de alho socado
100g de alcaparras lavadas e escorridas
500ml de água
1 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida na água
1/2 xícara (chá) de vinho branco doce ou suave para flambar (Link: Segredos de uma Chef)
sal só depois de pronto, prove e tempere. Pois as alcaparras deixam um sabor agradável, muitas vezes o sal é desnecessário.
PREPARO
Refogue em uma panela ou frigideira a cebola e o alho na manteiga e no azeite. Primeiro deixe a cebola cheirar. Depois acrescente o alho. Este molho começa a incomodar a vizinhança a partir de agora. Imagine depois entra alcaparras, o vinho fecha com chave de ouro. Não se assuste se a campanhia tocar ou comentarem com você sobre o perfume.
É maravilhoso!!!
Junte as alcaparras, 2 minutos mexendo para soltarem sua fragância. Acrescente a farinha de trigo dissolvida na água. Voce pode bater no liquidificador, assim não embola. Ou passar depois de misturada a água em uma peneira. Mexa até formar um creme leve, fino. Abaixe o fogo o flambe com o vinho. Se quiser coloque salsinha em folhas picadas. Sirva sobre o salmão grelhado. Para variar depois de pronto 200g de creme de leite, suaviza e fica um creme maravilhoso.
CREME DE MARACUJÁ

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...