27 setembro 2012

JILÓ

Fruto geralmente confundido com legume, originário da África Ocidental, sua coloração varia de verde-clara ou escura, se bem que vi na Chapada Diamantina em Utinga e Bonito (Bahia) jiló arredondado, com coloração avermelhada e bem amargo.
O jiló contém carboidratos (3 a 6%), proteínas (1,4%), sais minerais como cálcio, fósforo e ferro e as vitaminas B5 e C. A vitamina C contida no jiló é perdida com o cozimento.
Para ver esta receita clique no título abaixo
O jiló só deve ser consumido antes de amadurecer e deve ser cozido. Seu sabor amargo é apreciado apenas por um pequeno número de pessoas. Na região sudeste, é comum alguns bares e botequins oferecer o jiló como um tira-gosto de bebidas alcoólicas.

ALGUMAS VARIAÇÕES DE RECEITAS COM JILÓ
Jiló frito
Fígado com jiló
Conserva de jiló

SALADA DE JILÓ
12 jilós verdes cortados ao meio
água fervente
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho socado
1 cebola média cortada em tiras finas
tiras finas de pimentões verde, vermelho e amarelo
sal a gosto
1 pitada de pimenta calabresa
cheiro verde picado a gosto
PREPARO
Coloque os jilós na água fervente, mexendo por 1 minuto. Tempo necessário para quebrar um pouco sua rigidez, se quiser mais macio aumente o tempo de fervura. Refogue  no azeite o alho até dourar. Acrescente a cebola e refogue mais um pouco. Junte o jiló, pimentões, tempere com o sal e a pimenta calabresa, por último o cheiro verde. Misture para agregar todos os sabores. Sirva quente ou gelada. Se quiser regue com mais azeite.

Um comentário:

Bernadete Guimarães disse...

ola ,passei p/parabeniza-la pelo teu trabalho amo demais esse ramo ,tenho um peqeno restaurante e sirvo comida caseira trivial como falamos ......não tenho curso nemhum ...mas muita vontade d melhorar e crescer cada vez mais ...sou eu mesma que cozinho pois não tive sorte c/as cozinheiras ..aprendi cozinhando que se cozinhamos c/muito amor carinho e dedicação somos reconhecidos ....mais uma vez parabens sou fã de CHEFS assim como vc ! que DEUS continue abençoando cada vez mais teu trabalho e sua vida . bjão ..Daniela Guimarães, SABOR DA FRONTEIRA, Restaurante, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...