09 maio 2016

Flan de Baunilha com Calda de Caramelo e raspas de Limão Siciliano

Para uma semana leve....


·         1 envelope de gelatina em pó sem sabor
·   500 ml de leite
·   1 lata de leite condensado
·   1 colher (sopa) de essência de baunilha
·    PREPARO         
     Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e  bata no liquidificador com o leite, o leite condensado e a essência.
·    Coloque em uma forma de buraco no meio untada com um pouco  de óleo de 30cm de dâmetro e leve à geladeira por 3 horas.
·    Desenforme e sirva com calda de caramelo.
     CALDA DE CARAMELO
     1 xícara (chá) de açucar
     1/2 xícara (chá) de água
     1 colher (sopa) de essência de baunilha
     Raspas da casca de limão siciliano a gosto
     PREPARO 
 Leve ao fogo uma panela com o açucar virando a panela até  caramelizar, não precisa mexer com uma colher. Despeje a água e  deixe ferver até formar uma calda de ponto de calda de pudim.  Acrescente a essência de baunilha. Amornar e despejar por cima  do flan. Por cima decore com raspas de limão siciliano.

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA? FLAN X PUDIM?
Foram os espanhóis em suas colonizações (México e América Central) que criaram o Flan feito com calda de açúcar queimado (caramelo) e aromatizado com baunilha. Por isso, muitos chefs consideram o Flan uma sobremesa clássica da gastronomia de origem espanhola.

Porém, atualmente o Flan e o Pudim não são diferenciados pelo tamanho, e sim por sua consistência. O Flan é mais sólido que o Pudim, mesmo os dois sendo bem cremosos. Existem milhares de definições para eles, zilhões de receitas e um universo de formatos!



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...