24 junho 2016

Viva São João!!

Festa de São João, por Militão dos Santos
Obra de autoria do artista pernambucano de Caruaru, Militão dos Santos. Representante da chamada “arte naïf” (ingênuo, em francês), o pintor tem como um de seus temas históricos e cotidianos as festas juninas, sobretudo a voltada a São João.
As Festas Juninas no Brasil marcam o início do inverno no hemisfério sul. De origem pagã e europeia, os festejos no país acabaram por assumir roupagem religiosa ao longo dos séculos e, por isso, carregam hoje símbolos que remetem justamente a essa história. De que se tem registro, as festas que celebram Santo Antônio, São João e São Pedro passaram a fazer parte do calendário brasileiro em 1583. O costume foi importado dos portugueses. Na Europa, entretanto, essas celebrações não marcavam o início do inverno, mas sim do verão. O dia 21 de junho é importante nessa história. Na data, ocorrem os solstícios de verão no hemisfério norte e de inverno no sul, quando tais regiões contam, respectivamente, com o dia e a noite mais longos do ano.

AS CULINÁRIA JUNINA É UM SHOW À PARTE:
ESPECIFICAS PARA A ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...