28 abril 2017

MANTEIGA DE GARRAFA, MANTEIGA DE REQUEIJÃO, MANTEIGA DE GADO.....



Manteiga de garrafa, manteiga de requeijão, manteiga de gado, manteiga da terra e tantas outras denominações.

É uma iguaria...Manteiga líquida com gosto peculiar sertanejo, de queijo, de requeijão, de manteiga frita. Usada nas nossas carnes de sol ou na mandioca, fritando e saborizando. 
Totalmente artesanal a manteiga de garrafa é um tipo de manteiga regional produzida no Nordeste brasileiro e no Norte de Minas Gerais.
A manteiga de garrafa, muito usada na região nordeste, é obtida através do cozimento da nata do leite de vaca até que se evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata do leite, conferindo à manteiga um sabor particular, levemente rançoso.
O batimento e fusão do creme derivado exclusivamente do leite de vaca é  um produto bastante apreciado por boa parte da população, cuja comercialização é feita através de feiras livres, mercados populares, supermercados, restaurantes típicos e pequenos pontos comerciais de comidas regionais. 
São necessários 50 litros de leite para cada litro de manteiga de garrafa. 
O seu processo de fabricação é artesanal, sem controle das etapas do processamento, inclusive do tempo e da temperatura utilizada para adequada fusão do produto, o que explica a falta de uniformidade do mesmo.
A manteiga de garrafa  se mantém fluida em temperatura ambiente, mas que endurece na geladeira. 
É mais durável do que a manteiga comum.
Manteiga de garrafa derretendo ao sol!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...