domingo, 13 de março de 2011

PARMIGIANO - REGGIANO

O parmesão é um tipo de queijo italiano, com denominação de origem controlada conhecida como Parmigiano-Reggiano. Devido a sua popularidade como complemento de molhos típicos, este tipo de queijo foi copiado e é produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos, o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca.
Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emília, Módena, Bolonha, e Mântua. O Parmigiano Reggiano é um produto DOP (Denominazione di Origine Controllata), o que significa que tem a sua produção regulamentada por uma norma européia, cujo teor é preciso e detalhado, estipulando até mesmo o que as vacas podem ou não consumir. Na União Européia é proibido o uso de qualquer nome que faça menção ao produto.
Trata-se, na realidade, de um queijo do tipo “grana”, mas de qualidade superior. Cada forma pesa, em média, 40 quilos; a coloração interna deve ser “paglierina” (cor de palha) e a massa granulosa e consistente com um mínimo de 32% de gordura; sabor marcante mas não picante. E nenhum, absolutamente nenhum produto químico. O parmigiano é, por excelência, o queijo preferido pelos italianos para acompanhar a maioria dos pratos de macarrão, embora se use também o grana padano e, ainda, o pecorino, um tipo de queijo de cabra. Mas o sabor do parmigiano é tão especial que é excelente como entrada, aos pedaços, ou como acompanhamento de diversos pratos.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA