22 junho 2011

ESCONDIDINHO DE ABÓBORA COM CARNE SECA

O gosto por certos alimentos nos faz inventar 
e reinventar receitas, esta é uma delas.

ESCONDIDINHO DE ABÓBORA COM CARNE SECA
1 kg de carne de sol (chã de dentro ou de fora ou acém)
150g de bacon
1 cebola grande picada
4 dentes de alho socados
água suficiente para cozinhar
PREPARO
Primeiro experimente a carne, se estiver salgada deve ser colocada em água fria trocando quantas vezes forem necessárias até retirar o excesso de sal. Leve ao fogo em uma panela de pressão a carne cortada em pedaços grandes e o bacon. Deixe por 5 a 10 minutos mexendo, ela vai soltar a água e começar a fritar. Em um cantinho da panela coloque a cebola e o alho para refogar. Cubra com água, tampe na pressão e cozinhe até ficar bem macia. Deixe amornar, retire e desfie toda a carne. Enquanto isso coloque 1, 5kg de abóbora para cozinhar com a casca sem sementes.
Refogue em 1 colher (sopa) de azeite 1 cebola grande picada
3 dentes de alho socados
2 tomates sem sementes picado
1 pimentão verde pequeno picado
Coloque a carne desfiada, misture, prove o tempero, acrescente sal ou temperos, uma pitada de pimenta calabresa, não tem? Então coloque 1 pitada de caldo de pimenta, não é para arder, só para dar um toque. Cheiro verde picado a vontade, abuse do coentro em folhas ou da salsinha. Reserve.
A abóbora já cozinhou. Raspe a polpa com a colher 
e amasse ou passe por um espremedor. 
Fica tão macia que um garfo é o suficiente.
Leve ao fogo uma panela com 1 colher farta de manteiga 
ou margarina. Tem manteiga de garrafa?Arrasssseeee.
1 cebola média ralada ou picadinha
2 tabletes de caldo de legumes ou sal a gosto
500 ml de leite de coco
Despeje a abóbora, misturando até formar um purê, liso, lindo, cremoso, hummmmmmm!!!!! Precisa de mais sal, coloque, e eu ainda faço um exagero: 1 colher (sopa) de açucar, adoça a abóbora, deixa mais saboroso. Pode comer sozinho??? É um convite, quando fica pronto você quer comer sozinho, pensa logo nele como acompanhante do lombo de porco assado, com carne de sol frita......e vai experimentando e pensando nos encontros com outros pratos, demaissss!!!!!!!
Vamos montar o prato!!
Um refratário, forre o fundo e laterais com metade do purê de abóbora. Cubra com o recheio da carne, despeje colheradas de requeijão cremoso, por cima queijo mussarela ralado grosso.
Coloque o restante do purê de abóbora.
Faça risquinhos com um garfo, é só um charme!
Gostou??? Leve ao forno quente, 20 a 30 minutos, depende do seu forno. Sirva puro, ou com arroz branco, uma salada de folhas. Uma boa opção para as noites frias!!! Que delícia!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei das dicas , valeu/; obrigado

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...