domingo, 3 de julho de 2011

MAIONESE

ORIGEM: A maionese foi inventada pelo cozinheiro chefe do Duque de Richelieu em 1756. Após derrotar os Ingleses em uma batalha na cidade portuária de Mahon, capital da Ilha de Minorca, foi organizado um banquete onde seriam preparadas receitas com leite e ovos.
Quando perceberam que não havia mais leite o chefe resolveu usar azeite misturado com ovos, o que resultou em um novo molho. Em homenagem a vitória do Duque, esse molho foi chamado de "Mahonneise". 
A primeira maionese industrializada foi vendida em Nova Iorque em 1905 pela Richard Hellman's Delicatessen, uma espécie de padaria local. Sete anos depois o sucesso era tão grande que era possível encontrar a "verdadeira" maionese em muitos pontos dos Estados Unidos. Clique aqui e veja várias receitas à base de maionese neste blog de molhos para frios, saladas, canapés.
Salpicão, salada que leva o creme de maionese

Existem várias receitas de maionese mas os ingredientes básicos são ovos, azeite ou óleo, limão ou vinagre branco e sal. 
Sanduíches com maionese, base de muitas receitas. Desde os sanduíches gelados como os quentes.

Alguns temperos que são utilizados na maionese para dar sabores diferentes ou serem uma composição para novos molhos. São a mostarda forte, alho, pimenta, ervas maceradas, catchup, mel, dentre outros. É rica em vitamina E.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA