quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O VERSÁTIL TOMATE

Puro, servido em saladas, molhos para carnes, aves, peixes, como cobertura de pizzas e de tortas, recheios de sanduíches, um coquetel feito de vodka e suco de tomates (Bloddy Mary), sucos e mais uma infinidade de utilizações dentro das receitas diárias até as mais sofisticadas o tomate ocupa lugar de destaque na gastronomia.
TOMATE ITALIANO
Segundo Wikipédia:O tomate é o fruto do tomateiro (solanum lycopersicum). Embora coloquialmente considerado legume, não é uma fruta, é uma hortaliça. Parente das berinjelas, das pimentas e pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis. Botanicamente o tomate é um fruto, tem ovário e sementes de uma planta florífera. Tomate tem menos açucar do que as frutas, e desta forma não é doce. Portanto, tomate é fruta!!!
TOMATES SANTA CRUZ

Proveniente das Américas: Central e do Sul, era cultivado consumido pelos povos pré-colombianos. Atualmente cultivado, consumido e apreciado em todo o mundo.

TOMATE CAQUI, TOMATE SALADA
Na Itália, Antônio Latine escreveu entre 1692 e 1694 o livro de cozinha napolitana: Lo Scalco alla Moderna, onde uma das receitas recomendava levar ao fogo pedaços de tomates sem pele e sementes, temperar com salsinha, cebola e alho picados, salpicar com sal e pimenta, azeite e vinagre para obter um "molho de tomates" do estilo espanhol.
TOMATINHO DO MATO 
O "indomável" nasce a toa. Às vezes encontramos em alguma moita ou pé de cerca ou abandonados no mato, (mais ácido, ótimo para molhos de peixes)
A grande variedade de tipos de tomates, acidez e textura modifica sua utilização em cada receita.
Tomates partidos sem sementes
Tomates sem pele
Os tomates podem ser divididos em diversos grupos de acordo com seu formato ou uso. 
SANTA CRUZ:formato oblongo, utilizado em saladas e molhos.
CAQUI: adocicado, em saladas, lanches, decorativo.
ITALIANO: principalmente para molhos, alongado, também utilizado em saladas.
CEREJA: mini- tomates, redondo e também oblongo, para saladas delicadas, como aperitivo
TOMATES PELADOS
Fonte rica de licopenos, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata. Quanto mais intensa a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante.

Um comentário:

Guloso e Saudável disse...

Bernadete,
Boa explanação muito didática.
Vânia

IMPRIMIR ESTA RECEITA