quarta-feira, 24 de julho de 2013

ANDU: O QUERIDINHO DO NORTE DAS MINAS GERAIS

Andu um feijão selvagem
Nome cientifico é: Cajanus Cajan
Nomes populares: Feijão-andu, andu, feijão-guandu, guandeiro, guando, pigeonpea, pigeon pea (inglês), cajan (francês), guandul (espanhol), straucherbse (alemão).
O feijão-andu ou feijão-gandu é uma leguminosa arbustiva. Os seus feijões são utilizados na alimentação humana, a sua forragem também é bastante apreciada pelos animais.

O feijão-andu também apresenta propriedades medicinais, indicado como depurativo do sangue, diurético, contra tosse, inflamações da garganta, dor de dente e curar úlceras. A raiz é benéfica na clorose e males do fígado. A planta toda, sobretudo a semente, é altamente nutritiva, rica em proteínas, ferro e cálcio.
Leguminosa arbustiva anual ou semiperene é uma cultura importante para diversos países dos trópicos e subtrópicos, principalmente os países asiáticos e africanos. A sua origem ainda é motivo de controvérsia, divergindo entre o Continente Africano e a Índia (Nene e Sheila, 1990; Van Der Maesen, 1990). Esta leguminosa foi introduzida no Brasil provavelmente pela rota dos escravos, nos navios negreiros procedentes da África, tornando-se largamente distribuída na região tropical (Seiffert e Thiago, 1983).

Largamente consumido entre os norte mineiros o andu é preparado ao meu, ao seu, ao gosto de todos nós. Na foto acima simplesmente com linguiça.

COMO TRATAR O ANDU
Despeje o andu em uma bacia com água, as folhas, se houver e sujeiras vão subir. Lave e repita a operação catando o andu. Coloque água para ferver e despeje o andu escorrido para cozinhar até ficar macio. O ideal é cozinhar sempre em água já fervente. O ponto de cozimento do andu é macio, mas fica um pouco al dente, crespo.

ANDU COM LINGUIÇA

500g de andu verde cozido
5 colheres (sopa) de banha de porco (mais tradicional) pode substituir pelo óleo
300g de linguiça suína aferventada e cortada em cubos
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picadinhos ou socado
Sal QB (quanto baste)
pimenta de sua preferência se desejar
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
PREPARO
Fritar a linguiça aferventada na banha de porco. Retire e reserve. Na mesma gordura frite a cebola e o alho até dourar levemente. Despeje o andu, tempere a gosto com o sal e pimenta. Coloque o cheiro verde e a linguiça reservada, misture até aquecer bem. Sirva acompanhado de arroz ou puro. Uma delícia como aperitivo.

FAROFA DE ANDU COM MANTEIGA DE GARRAFA

500g de andu cozido
06 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou óleo 
150g de bacon picado
150g de linguiça suína aferventada e cortada em cubos
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picadinhos ou socado
Sal QB (quanto baste)
pimenta de sua preferência se desejar
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picadinho
03 ovos fritos mexidos
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
150g de torresmo já pronto
PREPARO
Fritar o bacon em 2 colheres (sopa) da manteiga de garrafa, retire e reserve. Na mesma gordura frite a linguiça aferventada na banha de porco. Retire e reserve. Na mesma gordura frite a cebola e o alho até dourar levemente. Despeje o andu e regue com o restante da manteiga de garrafa. Tempere a gosto com o sal e pimenta. Coloque o cheiro verde, o bacon, a linguiça e os ovos reservados, misture até aquecer bem. Por último misture o torresmo. Sirva acompanhado de arroz, com frango ensopado ou carne de sol com mandioca... ou puro. Uma delícia como aperitivo!!!
DICAS DA CHEF: se utilizar o óleo basta apenas 03 colheres (sopa). Se quiser saber mais sobre a manteiga de garrafa clique aqui.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA