segunda-feira, 7 de abril de 2014

O CREME DE LEITE

Desde que o homem começou a tirar o leite da vaca, percebeu que dele se formava um creme saboroso que poderia ser usado em receitas doces e salgadas. Naquela época, esperava-se que a nata se formasse na superfície para ser então recolhida e aproveitada. Foi somente com a industrialização que a separação do creme do leite passou a ser feita pelo processo de centrifugação, homogeneização, pasteurização e resfriamento.Com tantas opções no mercado, podem surgir dúvidas na hora de escolher o produto
Creme de leite de caixinha
Possui cerca de 25% de gordura e é facilmente encontrado. É o tipo ideal para ganaches, coberturas e molhos leves. Após aberto, o creme deve ser conservado em geladeira dentro de um recipiente fechado.
Creme de leite de lata

Possui a mesma quantidade de gordura do creme de caixinha e é indicado para as mesmas receitas, mas vem com o soro separado. Na hora de utilizar, todo o conteúdo da lata deve ser misturado com uma colher, a menos que a receita indique que o creme deve ser separado do soro. 
Creme de leite light
É o mesmo creme da lata, mas tem a quantidade de gordura reduzida a cerca de 15% e é menos saboroso.
Creme de leite azedo
Já o creme de leite azedo, feito com uma cultura parecida com a do iogurte, funciona bem com chili e batatas. Em algumas receitas, ele pode ser substituído por coalhada. Como não há produção industrial deste tipo de creme no Brasil, quem quiser pode fazer em casa: basta misturar uma xícara de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão e deixar descansar por 30 minutos. Deve ser conservado na geladeira.

Creme de leite fresco 
É o creme de leite que compramos em garrafinha e fica na parte de laticínios. Ele deve ser mantido sob refrigeração, é o responsável pelo verdadeiro chantilly (basta batê-lo com uma batedeira até ficar espesso, mas cuidado para não bater demais de virar manteiga!). É um creme com maior teor de gordura (cerca de 35%)  e mais branquinho, então quanto mais branco o creme, maior o teor de gordura e melhor sua qualidade. Pode ir ao fogo sem problemas, pois não irá talhar, podendo ser fervido. Normalmente não pode ser substituído pelo creme de leite de caixinha, pois o fresco pode ser fervido e reduzido sem alterar suas características, enquanto o de caixinha irá talhar ao ser fervido.Também pode ser chamado de heavy cream (inglês), double cream (inglês), crème fleurette (francês),panna fresca (italiano), natas espessas ou natas batidas (já é o creme batido) em Portugal.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA