09 dezembro 2010

TORTA DE CHOCOLATE TRUFADA COM AMARULA

PARA A MASSA
PÃO -DE-LÓ DE LEITE DE CHOCOLATE
8  claras
8 gemas
3 ½  copos (americanos) de farinha de trigo com fermento
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 copos (americanos) de açucar refinado
3 copos (americanos) de leite  fervente  + 3 colheres (sopa) de margarina
PREPARO
Bata as claras em neve firme, adicionando as gemas uma a uma, depois o açucar, até formar bolhas, deve ser um creme claro e fofo. 
Acrescente o açucar aos poucos batendo sem parar, fica uma massa fofa e com bolhas Retire da batedeira, despeje em uma bacia ou tigela grande. Misture o chocolate com a farinha de trigo. Junte aos poucos a farinha de trigo misturada com o chocolate em pó sem bater, apenas misturando. 
Aqueça o leite junto com a margarina, quando levantar fervura despeje na massa e misture rápido mas delicadamente. 
Leve para assar em forma redonda grande ou forma de fundo falso (pode ser a comum também) untada e enfarinhada, forno pré aquecido e quente, assim que crescer, abaixe para o médio, deixe até assar. Tem dúvidas, enfie um palito ou garfo, se sair seco e limpo está pronto.
RECHEIO
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use como medida a lata de leite condensado)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (se quiser a massa mais escura coloque um pouco mais de chocolate
10 gotas de essência de amarula
PREPARO
Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto a essência de amarula. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver e formar um creme liso. Desligue o fogo e acrescente a essência de amarula. Cubra com filme plástico e reserve até esfriar.
MONTAGEM:
Parta o pão-de-ló ao meio ou 2 vezes, se você quiser mais recheado. Volte um disco para dentro da forma que assou (assim pode rechear a vontade e vai ficar certinho quando desenformar). Despeje parte do recheio de chocolate com amarula. Cubra com o outro disco do pão-de-ló. Se quiser uma torta mais úmida pode molhar com leite de coco com gotinhas da essência de amarula, ou leite de coco e licor de chocolate.
Este fiz com a massa branca sem o chocolate, também é uma opçao, quando partir fica com duas cores.
COBERTURA: GANACHE
400g de chocolate de cobertura meio amargo
Creme de leite até dar ponto
PREPARO:
Derreta o chocolate em banho-maria. Retire, misture batendo por 1 minuto para amornar.
Acrescente colher por colher de creme de leite misturando até formar um creme espesso. Despeje aos poucos com uma colher alisando pois seca rapidamente, mas fica cremoso. 
DECORAÇÃO:
Flocos de chocolate, raspas de chocolate, chocolate granulado, o que você quiser. Cerejas, nozes também decoram e combinam com o chocolate.
De todos os ângulos.......


Um comentário:

garlutti disse...

HOLA , me encanta tu blog y la reposteria que haces , lo sigo desde ahora espero compartir recetas e ideas de mi blog y tu blog , saludos desde VIGO ESPAÑA-MARIMI

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...