16 julho 2017

CODORNAS COM BACON E MOLHO DE LARANJA

PARA TEMPERAR AS CODORNAS
4 codornas
1 colher (chá) rasa de sal ou de tempero pronto
2 dentes de alho amassados
1 colher (café) de casca de laranja ralada
4 colheres (sopa) de molho shoyu
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
PARA REFOGAR
100g de bacon em fatias
1 cebola grande cortada em fatias finas
1 tomate maduro grande sem sementes picado
1 pitada de orégano
Água o suficiente para cozinhar
PARA O MOLHO DE LARANJA
2 xícaras (chá) de suco de laranja (fruta)
2 colheres (sopa) de açucar
1 colher (café) de casca de laranja ralada
1 colher (sopa) de amido de milho
100g de creme de leite
Sal a gosto
PREPARO DAS CODORNAS
Tempere as codornas e deixe na geladeira por 3 horas ou de véspera.Retire as codornas da vasilha e reserve a marinada que se formou. Leve ao fogo uma panela que acomode todas as codornas. 
No fundo coloque as fatias de bacon, fritar um pouco, retire metade e reserve. Por cima arrume metade das fatias da cebola, metade do tomate e as codornas. Cubra as codornas com restante das fatias de bacon, cebola e tomate. Tampar e refogar por uns 5 minutos em fogo médio. Despeje o caldo que se formou do tempero das codornas, o orégano e água que cubra. Colocando um pouco mais de água se necessário até cozinhar. Ficam bem macias.
PARA O CREME DE LARANJA
Leve ao fogo todos os ingredientes, exceto o amido de milho e o creme de leite, misturando de vez em quando, quando ferver acrescente o amido de milho dissolvido em um pouco de água mexendo sem parar. Engrossa levemente. Acrescente o creme de leite. Misture e desligue o fogo. Despeje sobre as codornas decorando a gosto. 
Servi com um purê de batatas feito com cebola ralada, manteiga, sal e 100g de creme de leite. Brócolis cozido rapidamente deram mais cor ao prato. Tomates cerejas partidos ao meio e temperados com azeite e sal combinam bem.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...