24 julho 2019

A SAGA DE UMA ABÓBORA

Foto: Mercado de rua, Turim, Itália. Bernadete Guimarães

Abóbora ou Jerimum? É uma fruta de pele espessa, mas utilizada como legume na culinária. A maioria das variedades é firme o suficiente para refogar ou ensopar em pedaços, mas uma vez cozida pode ser transformada em purê com uma consistência muito fina. Além disso, a sua pele dura e sua estrutura oca incentivam seu uso como recipiente comestível. Acredita-se que a abóbora seja provavelmente nativa do México e do sul dos Estados Unidos e fazia parte da alimentação das civilizações Maia, Asteca e Inca. No Brasil, as abóboras têm sido cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos povos indígenas antes mesmo da sua colonização.
RIQUEZA NUTRICIONAL
Sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, substância que, no organismo, é transformada em vitamina A, que combate os radicais livres – moléculas que alteram o código genético das células, podendo causar câncer. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

COMO COMPRAR ABÓBORA
A abóbora precisa ser firme e pesada, este é um sinal de que a polpa é úmida e macia. Prefira comprar abóboras inteiras ou cortadas pela metade. Evite as abóboras cortadas em pedaços e sem casca que serão menos saborosas.
COMO GUARDAR: Não deixe as abóboras em contato com luz solar direta e evitar mudanças extremas de temperatura.
– Não refrigerar a menos que estejam cortadas em pedaços. Se este for o caso, enrole-as individualmente em filme plástico e leve à geladeira por até 5 dias.
COMO CONGELAR ABÓBORA
Abóboras podem ser congeladas de duas maneiras: Pedaços crus ou purê. 
– Para congelar uma abóbora crua em pedaços, descasque, retire as sementes (com uma colher) e corte a polpa em pedaços de 2 a 3 cm. Coloque os pedaços em sacos de congelação e tome cuidado para não colocar muitas em cada saco. Isso evitará que as peças se colem umas às outras. Para descongelar: Os pedaços: colocar água para ferver ou fazer um refogado de cebola, alho, colocar água, quando ferver, coloque os pedaços congelados para cozinhar. 
– Pode se congelar purê de abóbora em recipientes plástico. Para descongela-lo basta aquece-lo em banho-maria. Eles guardam muito bem sua cor e sabor. Depois você pode tempera-lo como quiser e usar de base para sopas, recheios de massa ou papinhas de bebês!
                              Resultado de imagem para abóbora COMO CONGELAR
A doçura moderada da abóbora, torna-a adequada para preparações salgadas e doces.
Raviole de carne de sol com abóbora em molho pomodoro

 Refogadinho de abóbora à moda mineira

Risoto de abóbora e carne de sol

 Rolinhos de abóbora, queijo e carne de sol

Salada de abóbora, azeite e gergelim

Preparo de doce de abóbora com aniz estrelado e canela

                            
Doce de abóbora e coco

Purê de abóbora com bacon

A diversidade da abóbora na culinária nos traz tantas opções e delicias que podemos variar sempre o nosso cardápio.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...