24 maio 2021

Tempura

Tempura, Tempurá, um prato muito popular no Japão, mas a receita foi trazida por jesuítas portugueses nos meados do século XVI. 
O Tempura pode ser feito com uma grande variedade de legumes como repolho, berinjela, abóbora, cenoura, cebola, vagem, brócolis, etc e com peixes e frutos do mar como camarão. 
O segredo é servir com shoyu, molho agridoce, molho tarê, que dá um sabor e toque puramente japonês.

MASSA DE TEMPURA

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 ovo 

Sal a gosto

1 colher (café) rasa de fermento em pó

1 saquinho de Hondashi (tempero em pó para peixe) ou sazón (opcional)

1/2 xícara de água gelada

1 pitada de salsinha desidratada (opcional)

PREPARO

Misture todos os ingredientes e vá colocando a água aos poucos batendo com garfo. Pode usar o mixer. A massa deve ficar lisa e encorpada, assim vai fixar mais nos alimentos. 😋 Se necessário pode colocar um pouco mais de água gelada. 

Cozinhei os legumes no vapor com um pouco de sal ao ponto. Passe na massinha, retire aos poucos com garfo e coloque para fritar em óleo quente e que cubra os legumes. Não mexa para que a massinha não saia. Vire somente quando estiver frito e firme. Retire, deixe escorrer, coloque em uma peneirinha ou papel toalha. 

Sirva com molho da sua preferência shoyu, tarê ou molho agridoce. Aaaaa os pontinhos pretos, depois de prontos polvilhei gergelim preto.

#alimentocomamorecuidado

#dicadodiachefbernadeteguimaraes

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...