20 maio 2010

COENTRO

O coentro provém da família Umbelíferas. Parente da salsinha, também conhecido por salsinha chinesa. Mas, as duas ervas são bem diferentes. O coentro é natural do sul da Europa e da região mediterrânea, cultivado no Egito Antigo para fins culinários e medicinais. Suas sementes eram usadas como especiarias desde tempos remotos e atualmente o coentro é utilizado em larga escala na Europa e no mundo. A quem possa interessar, as bolinhas de coentro são consideradas um excelente afrodisíaco. 
Na Ásia, as ervas e o óleo da semente de coentro são conhecidos por sua habilidade em curar hemorróidas, dores de cabeça, inchaços, conjuntivites, reumatismos, úlceras na boca, além de também serem usadas em compressas. Os chineses garantem ainda conseguir curar vários tipos de problemas de bexiga, halitose e ainda complicações gástrico-digestivas com a ajuda do coentro. Aqui em Minas nossas avós ensinam um chá de coentro seco para cólicas menstruais, cólicas de bebês, tradição do chá utilizada até os dias de hoje principalmente no interior dessas Minas Gerais. Usado com parcimônia traz um sabor e perfume inigualável aos nossos pratos, frango, carnes cozidas, dentre outros. O tempero verde encontrado nos nossos mercados com um cheiro só nosso, modéstia a parte de todos nós. Encontrado em vários galhinhos terminados com as bolinhas, amarrados. Retira-se as bolinhas e soca no pilãozinho de cozinha ou direto na panela. O coentro seco é vendido em supermercados ou lojas próprias como especiarias. Usado em muitas cozinhas do Brasil em moquecas de peixe, tempero para carnes, aves, pães salgados, fundamental na mortadela.
CHEIRO VERDE
Em Minas Gerais,o famoso cheiro verde, um maço de cebolinha amarrado com salsinha ou coentro em folhas. Polvilhado sobre os pratos, dão acabamento e sabor. Misturados ao cozimento torna o nosso tempero e aroma únicos.

Maço, pacote, amarradinho, são muitos os nomes...
Olha o famoso cheiro verde antes de ser picado para utilização.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Apetitoso e lindo.
Qto ao post: sabe orientar sobre o chá de coentro p colicas menstruais?
Abç

Anônimo disse...

Boa noite, qual nome daquele coentro com as bolinhas?

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...