05 junho 2010

ALCAPARRAS



Botão da flor da alcaparra, é um ingrediente comum da cozinha mediterrânea. Utilizada em molhos, saladas vinagrete, no salmão, com um molho amanteigado por cima é um charme.Picante no sabor, marcante em um prato deve ser usada com critério, tornando-a um toque especial. Cresce nas colinas rochosas de quase toda região mediterrânea, seus galhos podem crescer até quase um metro.
No Brasil são cultivadas na região central do estado de São Paulo, em Minas Gerais e no Espiríto Santo. Mesmo com tantas informações sobre receitas e seu preparo, poucas pessoas sabem como utilizar as alcaparras. Assim como as azeitonas quando cruas são amargas, precisam ser curadas em vinagre, salmoura ou sal puro.
Fonte de vitaminas, sais minerais e fibras, ainda contém consideravél teor de cálcio e também são diurética. Os romanos a usavam para aromatizar arroz e carne de cordeiro. No Renascimento, Leonardo da Vinci (1452-1519) mencionava, em seus cadernos de cozinha, zuppa di cappero (sopa de alcaparras).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...