sábado, 25 de setembro de 2010

LAGARTO RECHEADO AO MOLHO CALABRÊS

1 lagarto de 1,5 a 1,8 kg
PARA MARINAR
2 cebolas médias
3 folhas de louro
2 tabletes de caldo de bacon ou de carne
4 dentes de alho
4 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (café) de orégano
500ml de água
1 colher (chá) rasa de sal
PARA RECHEAR
cenoura e linguiça calabresa (peça no açougue que faça um furo central até chegar ao final, mas sem deixar furar a carne). Rechear.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a carne em um saco plástico. Despeje sobre o lagarto a marinada. Leve à geladeira de um dia para o outro. Sacudir de vez em quando para que penetre os temperos em toda a carne.
Leve ao fogo:
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
1 colher (sopa) de açucar
Deixe caramelar o açucar até ficar na cor de um caramelo para pudim. Escorra o lagarto, reserve o caldo da marinada.
Frite o lagarto de todos os lados, até dourar.
Despeje metade do caldo da marinada, cubra a carne com água. Tampe e deixe cozinhar por uns 40 minutos. Deixe terminar a pressão, abra, veja o ponto do cozimento e coloque mais água e caldo da marinada, cozinhe até ficar bem macio. 
Retire o lagarto, reserve o caldo do cozimento. Leve o lagarto à geladeira e deixe por umas 2 horas ou até ficar gelado e firme. Se tiver pressa leve ao congelador ou freezer, não é para congelar, apenas gelar e ficar firme para que ao cortar ele não desmanche.
Gelado fica firme para cortar. Este é sem 
recheio, eu fiz o lagarto ao vinagrete.
PARA O MOLHO CALABRÊS
Frite 150g de bacon em cubinhos. Adicione 1 cebola média picada, 2 dentes de alho socados. Enquanto isso bata no liquidificador 500ml do caldo do cozimento do lagarto, 1 linguiça calabresa cortada em pedaços (mais ou menos 150g). Despeje sobre a cebola e o alho fritos. Junte 1 tomate sem sementes, um pedaço de pimentão verde e cheiro verde a gosto  picadinhos. Deixe ferver, despeje 1/2 xícara (café) de vinho tinto suave ou doce. Ferver novamente, prove e retempere a gosto, se ficar forte, coloque mais água. 
Dissolva 1 colher (chá) de farinha de trigo em um pouco de água, coloque no molho fervente mexendo sempre, fica brilhante e levemente encorpado.
Arrume as fatias de lagarto em uma panela grande, despeje o molho por cima e leve ao fogo para aquecer bem. Ou coloque em um refratário e leve ao microondas para aquecer.
Sirva com arroz branco e uma salada de sua preferência.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA