domingo, 15 de agosto de 2010

ESPAGUETE, SPAGUETTI, SPAGHT.....



Que em italiano se escreve "spaghetti" e vem de "spago", que quer dizer barbante.    

SPAGHETTI ALLA CARBONARA
Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana, caiu no gosto do mundo, brasileiros que são fãs de massa fazem desse prato uma especialidade. O nome carbonara é derivado da palavra italiana carbore, que significa carvão. Acredita-se que era uma receita preparada e apreciada pelos preparadores de carvão vegetal, na região italiana de Úmbria. Outros dizem que o nome se deve a pimenta preta moída na hora do preparo. A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão ou o famoso pecorino romano, toucinho, pimenta preta, banha, azeite ou manteiga.
Principal ingrediente de um bom Carbonara: bacon

Preparo o meu spaghetti a carbonara diferente, pelo menos agrada a quem tem medo de ficar com gosto de ovo cru. A receita original, mistura-se ovos crus na massa rapidamente, como ela está quente, os ovos cozinham ficando pedacinhos. O meu fica mais cremoso, mas como toda massa: preparou...comeu.... 
O segredo? Bato as gemas (não ovos inteiros) com creme de leite, uma pitada de noz moscada e misturo à massa quente.
Alguns preferem usar o talharim, 
também fica uma delícia!!!
MINHA RECEITA
350g de bacon cortado em cubinhos (escolha um bacon mais magro de gordura)
1 cebola grande picada
1 tablete de caldo de legumes ou de bacon
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado (cebolinha e salsa ou coentro em folhas)
500g de macarrão tipo spaghetti ou talharim cozido no ponto desejado
4 gemas
2 caixinhas de creme de leite (400g)
sal se necessário
PREPARO
Coloque o bacon para fritar em uma panela grande. Deixe fritar até ficar crocante, mexa de vez em quando. Coloque o macarrão para cozinhar, assim fica quente para servir. Escorra a gordura do bacon frito deixando o suficiente para terminar o prato. 
Acrescente a cebola picada, por último o alho. Deixe fritar um pouco. Enquanto isso faça o creme.
Bata as gemas com um garfo, acrescente o creme de leite, bata até ficar cremoso. Adicione um pouco de noz moscada ralada. Reserve. Coloque o caldo de bacon ou de legumes na cebola e alho fritos, misture até dissolver bem, coloque 1/2 xícara (chá) de água, assim o caldo dissolve por completo, deixe ferver. Escorra o spaghetti, despeje sobre o bacon, cebola e alho fritos. Polvilhe o cheiro verde picado. Misture com cuidado para não quebrar a massa e aquecer muito bem. Despeje o creme de ovos com creme de leite batidos. Coloque sal se precisar.
Torne a misturar. Sirva imediatamente, se quiser regue com queijo ralado parmesão de boa qualidade e azeite. Divino!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA