segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SALADA DE GRÃO DE BICO

O sabor é delicado, lembra nozes, gergelim...
Segundo estudiosos e fãs: O grão-de-bico, também é chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na India e no Mediterrâneo. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
O grão de bico é usado para o preparo de uma pasta árabe, chamada homus. Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo na sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.
Homus, creme de grão de bico à moda árabe, cozido e amassado como purê junto com tehina (pasta de gergelim) servido com pão sírio, legumes crus, azeite e salsinha.

Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio. Também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Pão sírio delicioso acompanhante do homus.
COMO TRATAR O GRÃO-DE-BICO
Coloque de molho em água por algumas horas ou de um dia para o outro. Esfregue os grãos uns nos outros, ele vai soltar uma casca. Depois de retirar todas as cascas, leve ao fogo em água fervente e cozinhar até ficar macio (nem tanto) ele não perde a sua textura mais firme. Mesmo assim não deixe que se desmanche. Escorra.
PARA A SALADA
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido e sem as cascas
1 cebola grande picada
4 dentes de alho socados
1 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de pimentões picados (verde, vermelho e amarelo)
folhas de hortelã picadas a gosto
2 sachês de tempero em pó para saladas ou sal a gosto
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 tomate sem semente picadinho
100g de azeitonas verdes picadinha
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde e coentro picados (se preferir use salsa)


 PREPARO
Leve ao fogo a cebola, o alho e metade do azeite, refogue misturando. Acrescente o grão-de-bico cozido, os pimentões coloridos, polvilhe o tempero. Desligue o fogo. Coloque o tomate, azeitonas, cebolinha e coentro picadinhos, regue com o suco de limão e o restante do azeite. Prove o tempero, coloque em uma vasilha, tampe com filme plástico, leve a geladeira por 2 horas antes de servir ou de um dia para o outro.

2 comentários:

Anakoelho disse...

Olá Bernadete!
Pssando para uma visita e amei seu blog,acho que vou ficar pro jantar rsrsrs,com tanta comida boa...
Boa noite,uma ótima semana,t+.

regina claudia disse...

bernadete, pelo q entendi vc mora em montes claros/mg ... vc poderia me dizer, onde é possível comprar grão de bico em grãos, cru, em montes claros???
quero passar uma receita com este cereal pra minha prima que mora em montes claros, e ela não encontra pra comprar, só encontrou em lata, e a receita pede cru ... obrigada. gostei do deu blogg ... fiquei freguesa ...

IMPRIMIR ESTA RECEITA