03 janeiro 2011

TUTU DE FEIJÃO MINEIRO

A culinária mineira traz na sua história os caminhos pelas montanhas e cerrado. E em cada caminho para desbravar e fundar nossas cidades, iguarias para formar a gastronomia do local unindo o conhecimento nativo aos tropeiros. Em 1695 a descoberta do ouro faz surgir os primeiros povoados que deram origem às cidades de Mariana e Ouro Preto. 
Vila Rica de Ouro Preto

A região já era habitada pelos índios que deram a “dica” sobre a suposta presença de ouro nos rios que cortavam aquelas montanhas. Portugueses, colonos, índios e escravos, juntos, em um terreno literalmente fértil fizeram brotar as raízes da cultura e por que não da culinária mineira.
Dentre as delícias de Minas Gerais começaremos a contar a história com um Tutu de Feijão à mineira. Nos quatro cantos de Minas temos preparações diferentes. 
Você tem a receita da sua região, mande para que possamos publicar aqui no blog: bernadete.chef@gmail.com. 
O tutu de feijão, ou simplesmente tutu, é uma iguaria de feijão cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca. Decorado com ovos cozidos, linguiça, torresmo e o famoso cheiro verde. 
FEIJÃO PRETO
O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá. É normalmente associado à culinária típica de Minas Gerais e cidades interioranas do Estado do Rio de Janeiro, principalmente quando é feito com feijão preto.
FEIJÃO CARIOCA
Mas é encontrado no estado de São Paulo, onde também é conhecido como Virado Paulista e é feito com feijão mulatinho ou também com o feijão carioca. O tutu de feijão acompanha as rotas dos antigos tropeiros.
TUTU MINEIRO
500g de feijão carioca cozido
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca 
1 colher (sopa) da gordura de fritou o toucinho (pode ser banha de porco, óleo ou azeite)
5 dentes de alho socados
1 cebola grande picada
2 caldos de bacon ou temperos a gosto
Molho de tomates (pode ser pronto) ou seu molho
2 ovos cozidos cortados em rodelas
300g de linguiça de porco aferventada, frita e cortada em rodelas ou pedaços
250g de torresmo de porco
cheiro verde picado a gosto
PREPARO

Bata no liquidificador o feijão e a farinha de mandioca
Aqueça a gordura. Refogue o alho até dourar levemente. Coloque a cebola e deixe fritar, dourando também levemente. Acrescente o caldo de bacon ou temperos, misture até dissolver completamente. Despeje o feijão batido, mexendo sem parar até engrossar e cozinhar a farinha, cerca de 8 a 10 minutos. Se desejar uma consistência mais mole coloque um pouco de água.
Despeje o feijão em uma travessa funda, 
despeje o molho de tomates bem quente.
Decore com a linguiça frita cortada em rodelas ou pedaços.
Torresmo. Toucinho de porco frito.
Decore com o torresmo, rodelas de ovo 
cozido e o cheiro verde.
Tutu de feijão acompanha lombo de porco assado.
Com costelinhas de pordo assadas ou fritas, também como prato principal com arroz e couve refogada.

Um comentário:

Unknown disse...

estou fazendo muito bom ao maximoooo

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...