04 fevereiro 2011

BACALHAU COM ERVAS E CREME CATUPIRY

Bacalhau é tudo de bom!!! Nas minhas invenções com esta maravilha do mar, fiz este prato para um jantar. Aniversário de um cliente, onde o prato principal foi bacalhau. Um foi este o outro depois dou a receita. Foi um sucesso!!! Comentários: delicioso, leve, diferente, nossaaa, e pode bacalhau com caturpiry? Experimente, depois me conta. Dá tempo de preparar para o fim de semana!
Encontrei um bacalhau dessalgado,
largo, alto, maravilhoso.
1,5 kg de bacalhau sem sal
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de ervas finas
3 cebolas pequenas em pedaços grande (olha as da foto)
1 colher (chá) rasa de sal
1 colher (sopa) de shoyu
5 colheres (sopa) de vinho branco suave (deu um sabor especial)
2 xícaras (chá) de água
PREPARO
Misture todos os ingredientes, despeje sobre o bacalhau e deixe marinar por 30 minutos em geladeira (vasilha tampada ou cubra com filme plástico). Leve ao fogo uma panela com 4 colheres (sopa) de azeite, retire o bacalhau escorrendo um pouco coloque no azeite dourando um pouco. 
Despeje metade da marinada e deixe cozinhar, prove o sal e se necessário coloque mais, vá acrescentado o restante da marinada para cozinhar e ficar macio. Retire do caldo, desfie no tamanho que quiser, deixei pedaços mais largos. E vamos para a montagem do prato.
pimentão verde e vermelho em tiras finas
azeitonas pretas
cheiro verde picado
300g de queijo catupiry
200g de creme de leite
azeite para regar
PREPARO
Arrume o bacalhau em um refratário, por cima disponha os pimentões, azeitonas e cheiro verde. Não esqueça de "pescar" as cebolas do cozimento, estão no caldo, ficam macias e brilhantes, pode até colocar um pouco mais se gostar. Eu coloquei. Misture o catupiry e o creme de leite, vai ficar um creme mais macio e aveludado.
Despeje colheradas do creme por cima do bacalhau.
Regue com o azeite, leve ao forno 
quente por uns 15 minutos.
Sirva com arroz branco, uma salada de folhas 
ou outra de sua preferência.
No mais, um fim de semana maravilhosoooooo!!!!!!!!
Grande abraço!!!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...