terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LOMBO DE PORCO À MODA CAIPIRA

É simples de preparar e rápido, só na panela pingando água para cozinhar, perfumando a cozinha, fica macio e muito saboroso.
Tempere 1,5 kg de lombo com 1 xícara (chá) de suco de laranja
5 colheres (sopa) de suco de limão
4 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sal
2 folhas de louro
Deixe por 2 horas na geladeira em um saco plástico ou vasilha com tampa. Mexa de vez em quando.
6 colheres (sopa) de cachaça
Leve ao fogo em uma panela mais grossa 4 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de açucar. Não mexa com colher, só vire a panela de um lado para o outro, assim o açucar não endurece. Coloque o lombo, vire do outro lado para dourar, olhe a foto. Coloque a pinga, ela vai evaporar com o calor, passe todo o lombo no fundo da panela esfregando para soltar o máximo o sabor. Despeje o caldo que temperou o lombo, tampe. Cozinhar até ficar macio, por volta de 45 minutos a 1 hora. Pingando água sempre que necessário. Retire as folhas de louro.
Retire do fogo, corte o lombo em fatias. Retorne para a panela, no fundo fica o molho, mais espesso,vire as fatias passando-as neste molho.
Cebolas, pimentão verde,vermelho ou amarelo, ficam muito bem. Termine sempre em fogo baixo, se quiser mais molhado, acrescente um pouco mais de água.
Retire do fogo coloque em uma travessa.
Decore com azeitonas, tinha folhinhas de hortelã no meu vaso na cozinha, ficam uma delícia com carne de porco.
Sirva com arroz branco, batatas em rodelas grossas cozidas, descascadas, temperadas com sal e limão (hummmm, maravilhosas) ou um purê de mandioquinha (batata baroa, cenoura branca).

Um comentário:

Ronachér Pinheiro disse...

Olá
Muito interessante seu blog, deixo como dica um site sensacional de churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...

IMPRIMIR ESTA RECEITA