17 fevereiro 2011

MAXIXE

Maxixe!!!!! É também é o nome de uma dança. Hortaliça tradicional do Nordeste do Brasil. Originário da África, curcubitacea, como as abóboras, melão, melancia e o pepino. 
Fonte de sais minerais como o zinco e com poucas calorias. Devem estar firmes, verdes, ser raspado. Devem ser utilizados rapidamente depois de colhido, comprado, com três dias começam a amarelar. 
Preparado cozido ou refogado, pode ser misturado a carne (aqui em Minas Gerais, cortamos carne de sol bem fina e refogamos com maxixe). 
Também com abóbora ou em cozidos de carne com legumes. O ideal é refogar rápido, fica crocante.
REFOGADINHO DE MAXIXE
500g de maxixe lavado, raspado e picado
1 colher (sopa) de óleo ou azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho socados ou picados
cheiro verde picado a gosto
sal ou tempero de sua preferência
PREPARO
Doure a cebola e o alho no óleo ou azeite. Deixe aquecer bem, coloque o maxixe mexendo sem parar por uns 5 minutos. Polvilhe o sal e o cheiro verde, prove. Se não ficar com a textura desejada, macio, pingue um pouco de água e deixe cozinhar, sem tampar para não ficar amarelo e sim verdinho.
Este eu fiz em um fogão à lenha, 
para acompanhar um belo frango caipira.
Olha este prato!!!!!!!! Rabada com mandioca, pirão do caldo da rabada, arroz branco e ........maxixe. Preparado no fogão à lenha.... Comemos demaisssss.

2 comentários:

Unknown disse...

É muito gostoso já comi muito lá em Sitio novo pi

Unknown disse...

É muito gostoso já comi muito lá em Sitio novo pi

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...