terça-feira, 22 de março de 2011

ERVILHA TORTA

Vamos para um capítulo da gastronomia de simples entendimento mas com muitas perguntas a esta Chef de Cozinha e Culinarista. 

COMO PREPARO ERVILHA TORTA?

A ervilha contém várias vitaminas (A, B e C) e alguns sais minerais, como ferro e cálcio. Como tem poucas calorias, é recomendada para qualquer tipo de dieta alimentar e para pessoas de todas as idades. A vagem de ervilha fresca deve estar limpa e ser tenra, de cor verde-clara e um pouco transparente.
Quando frescos, os grãos são bem formados, e cobertos por uma película tenra e brilhante. Verifique isso rasgando a vagem. Não compre vagens com manchas escuras ou partes secas, pois isso indica que as ervilhas já estão passadas. Quando maduros demais, os grãos ficam duros e secos, além de perderem parte do sabor.
Quanto menos cozida, refogada ou grelhada mais crocante e saborosa. Retire o fio fino que aparece na lateral, lave e refogue rapidamente a ervilha torta em um pouco de azeite ou manteiga na frigideira, cebola e alho picados, sal ou temperos a gosto. Pode ser consumida como acompanhamento de refeições, ou esfriar e incrementar sua salada.
Aqui refogada com azeite, cebola e alho, uma delícia!!!!

6 comentários:

Vivendo e Aprendendo a Cozinhar disse...

Olá Bernadete,
Eu adoro essa ervilha, pena que não acho com mt facilidade nos supermercados daqui, na feira já vi algumas vezes, mas é uma briga de foice, rs.
Ótimas dicas que vc deu.
Bjsss
Sileni

Bernadete Guimarães Silva disse...

Adoro os comentários da minha amiga blogueira Sileni.Quanto a ervilha torta a safra é de Junho à Agosto, apesar de isso já não valer mais tanto para os dias de hoje, você até pode encontrar fora desta época, mas não espere que o preço seja tão acessível quando da época de safra da leguminosa. Quanto a briga de foice, rsss.... aqui em Minas não é diferente não "uai"kkkk.
Abraços Bernadete Guimarães

Juliâo disse...

Responde aí...

Qual o tempo ou a forma ideal de cozimento da Ervilha Torta?

Agradecido

Julião

Programa Em Casa com Bernadete disse...

Oi Julião.O cozimento das ervilhas variam de acordo com o tamanho e frescor. Água fervente, coloque-as e assim que intensificar a cor verde, retire. Se cozinhar muito perdem a crocância e murcham. Abraços

Ana Benazzi disse...

Grande resposta! Mt clara

Bernadete Guimarães disse...

Abraços Ana Benazzi

IMPRIMIR ESTA RECEITA