25 abril 2011

TOMILHO


Tomilho, Tomilho-de-inverno, Erva-urso, Timo, Arçã, 
Segurelha, Tomilho-ordinário, Tomilho-vulgar, 
Arçanha, Poejo, Tomilho-de-jardim, tantos nomes....
USAR EM QUE? Combina com carnes cozidas e molhos. Utilizado fresco ou seco. Aromático e levemente picante, fresco, cor verde-escuro, aroma penetrante e almiscarado, é usado para temperar carnes (ótimo na carne de porco) peixes, aves, pratos com tomate e queijos. Sempre em pequenas quantidades.
Considerada um dos principais ingredientes 
do Bouquet Garni
O nome científico da planta - "Thymus" - significa coragem em grego. Os antigos gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava, e ramos de tomilho eram utilizados nos banhos e vestimentas dos guerreiros antes das batalhas. O tomilho é um expectorante natural. Por isso, prepare uma panela de chá de tomilho para combater a tosse persistente. Faça uma infusão com 2 colheres de sopa de folhas secas de tomilho em 6 xícaras de água quente durante 10 minutos. Coe o líquido em 1 xícara de chá, adoce com mel, se desejar, e beba 1 xícara cheia duas a três vezes por dia. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...