quinta-feira, 9 de junho de 2011

CALDOS, INVERNO, CREMES....


NOITES FRIAS, VINHO,
BOA COMPANHIA...
TANTOS MOTIVOS.....

SABE O QUE É UM CALDO? Líquido concentrado obtido do cozimento prolongado, em fogo baixo, de carne de boi, ave, peixe, crustáceos, legumes, temperos, ervas, carinho...


Os caldos-base são empregados na elaboração de consommé, de origem francesa, caldo fino e concentrado de carne, aves, peixes ou legumes, servido em geral no início da refeição. Há quem goste dele quente, entretanto pode ser consumido frio. Servido em recipientes especiais, semelhante a xícaras de 2 asas. Pode também ser acrescido de creme de leite, tomará consistência menos líquida. São preparados com legumes, aromatizantes como salsa, aipo, cravo, alho-porro, cebola, louro e cebolinha. Além de tudo isso é feito com músculo, mocotó e tutano e pedaços de galinha. O caldo de peixe, chamado fumet, é acrescido de vinho branco.
São como os preâmbulos do amor e devem ser preparados levando-se em conta todos os sentidos: aparência, aroma, sabor, textura, e em alguns casos os sons.

No mundo ocidental, é falta de educação inclinar-se sobre o prato e fazer ruídos ao se tomar caldos e sopas, mas no Oriente seria um acinte para o anfitrião comê-los com a colher na ponta dos dedos, sem entusiasmo, barulho e paixão.

CALDO DE FRANGO COM REQUEIJÃO CREMOSO

1 kg de peito de frango limpo, inteiro ou cortado em pedaços
2 cebolas grandes picadas
3 dentes de alho amassados 
1 pimentão verde pequeno picado
3 tomates maduros, médios sem sementes picados
2 tabletes de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de molho shoyu (molho de soja)
1 pitada de corante
1 pitada de pimenta calabresa ou outra de sua preferência
1 pitada de orégano
sal se preciso
2 cenouras grandes descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 folha de couve
1 folha de louro
milho, azeitonas picadas a gosto
colheradas de requeijão cremoso
salsa ou cebolinha picadinha a gosto
batata palha (se desejar)
PREPARO
Em uma panela de pressão, coloque os pedaços limpos de frango. Deixe refogar tampado. Acrescente as cebolas, o alho, pimentão, tomates e o caldo de galinha. Misture e junte o corante, pimenta calabresa e orégano. Cubra com água e acrescente as cenouras, a folha de couve, deixe cozinhar até ficar muito macio, mas com caldo. Desligue o fogo, deixe amornar.
Retire o frango, passe no multiprocessador ou desfie bem fininho. Separe ½ xícara do frango desfiado.O restante bata no liquidificador com todos os ingredientes que se cozinhou o frango.
Volte ao fogo, coloque a folha de louro e deixe ferver, junte o frango desfiado reservado, milho, azeitona, a salsinha ou cebolinha.
Sirva em cumbuquinhas ou canecas com requeijão cremoso por cima e polvilhado com a batata palha e a salsinha.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA