13 junho 2011

PAÇOCA SERTANEJA


Paçoca, é uma farofa de carne de sol cozida, frita e socada em um pilão de madeira. Hoje somos mais práticos usamos liquidificador ou multiprocessador. Temperada com alho, cebola, cheiro verde, um toque leve de pimenta, é uma delícia. Come-se pura ou é festejada nos encontros, regados a churrascos, acompanhando um lombo assado. Aqui em Minas adoramos paçoca com café, rsss...rsss. A minha coloquei o nome de Paçoca Sertaneja. Leva alguns itens do sertão daqui...Esta é minha receita!


PAÇOCA SERTANEJA _ 1ª PARTE
1 kg de carne de sol não muito salgada cortada em pedaços grandes
1 colher (sopa) de óleo
300g de bacon picado ou em fatias
1 cebola grande picada
3 dentes de alho socados


PREPARO
Em uma panela de pressão, frite o bacon no óleo. Retire o bacon, só queremos o sabor e a gordura dele. Refogue a carne de todos os lados, junte a cebola e o alho, frite até cheirar. Cubra com água, tampe com a pressão, cozinhe por uns 20 minutos depois que a panela começar a chiar. Veja se está macia. Retire a carne do caldo.
Leve a carne para fritar no óleo. Deve fritar até ficar sequinha, fica escura, começando a torrar, ou não vai bater no multiprocessador ou liquidificador. Quando fritar coloque as fatias de bacon por cima. O bacon que reservou. No final ainda coloco alho fatiado, deixo fritar um pouco até dourar.
Deixe esfriar, bata no multiprocessador rapidamente carne, bacon e o alho frito. Cuidado para não bater muito, senão a carne some. Veja a foto.
Se você usar o liquidificador bata aos poucos colocando colheradas de farinha, assim não gruda na lâmina e paredes do liquidificador.
2ª PARTE
Leve ao fogo uma panela ou tacho com 1/2 xícara (chá) de manteiga de garrafa, (ou manteiga). Frite 1 cebola grande picada até ficar transparente, junte o 3 dentes de alho socados, deixe fritar. Acrescente a carne processada, mexendo sempre junte a 2 xícaras (chá) de farinha aos poucos. A paçoca fica úmida, pouca farinha.
Coloque 1 xícara (chá) de cheiro verde picado fino (cebolinha e/ou salsinha ou coentro em folhas). Prove o sal, pois a carne é salgada, não se esqueça, o sal pode ser colocado na finalização.

DICAS DA CHEF
Para uma paçoca autêntica, coloque depois de fritar a cebola e o alho de 12 a 15 caroços de coentro verde fresco, ou 1 pitada de coentro seco moído, vai saborizar deliciosamente. Gosta de pimenta? Pimenta de cheiro picadinha, ou gotas de pimenta que arde, combina muito bem com paçoca. Se você não tem acesso a carne de sol, cozinhe uma carne de sua preferência normalmente com todos os temperos que gosta. Deixe cozinhar até que a água do cozimento seque, coloque óleo sem tirar da panela e deixe fritar.

Esta servi em uma gamela,uma noite cheia de delícias de boteco.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...