12 julho 2011

MAXIXE COM CARNE DE SOL

MAXIXE
Largamente consumido nas cozinhas do norte e nordeste do Brasil. Apreciado na cozinha de Minas Gerais, o maxixe (que é o nome de uma dança chamada de Tango Brasileiro),  rico em zinco, muito útil para evitar problemas na próstata,  na diminuição dos depósitos de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externos. Seus frutos comestíveis tem casca verde, são ovalados e possuem pequenos espinhos moles e não pontiagudos. Suas sementes são achatadas. É da família das Cucurbitaceae como abóboras, melão, melancia, algo semelhante ao pepino porém menos macio.

MAXIXE COM CARNE DE SOL
300g de carne de sol sem sal picadinha
1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho socados
1 cebola média picada
500g de maxixe picado
cheiro verde a gosto
1 tablete de caldo de legumes ou o seu tempero
PREPARO
Frite a carne no óleo. Puxe para um lado da panela toda a carne e frite o alho. Acrescente a cebola, refogue. Coloque o caldo ou tempero, misture, junte 1 xícara de água e deixe cozinhar a carne um pouco para amaciar. Quando a carne ficar macia coloque o maxixe, mexendo de vez em quando. Prove o tempero, polvilhe o cheiro verde, cozinhe até o ponto desejado, fogo baixo sem tampar a panela para não amarelar pingando água se necessário.
Maxixe cozinhando com a carne de sol, este foi cortado em lascas.

Um comentário:

Bernadete Guimarães disse...

Boa tarde Bernadete,

Recebi a segunda Apostila CULINÁRIA MINEIRA, obrigado.
Passei os olhos e gostei muito!
Quando eu fizer a primeira delas, eu lhe aviso!
Um abraço,
Wilson.

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...