03 agosto 2011

COSTELA COM MANDIOCA E PIMENTA BIQUINHO

CONTINUANDO......APERITIVOS DE FIM DE SEMANA 
APERITIVOS DE BOTECO.....
De carne macia, com acompanhamentos perfeitos como couve na manteiga, pirão do caldo do cozimento, angu de milho verde e outros ao seu gosto, a costela com mandioca é um dos pratos famosos das Minas Gerais. Dele fazemos também a não menos famosa "vaca atolada. Veja um pouco sobre a costela de boi.
Alguns segredos mineiros na preparação deste prato enriquecem e dão sabor único à costela com mandioca. Alho, coentro caroço verde fresco socado, gotinhas de pimenta e uma boa porção de cheiro verde picado fazem a alegria de quem prova este prato substancioso.

1 kg de costela de boi (mais magra de gordura) limpa, aferventada (assim sai um pouco mais da gordura) cortada em pedaços menores fica mais apresentável
6 dentes de alho socados
2 cebolas grandes picadas
12 a 15 bolinhas de coentro verde fresco socado
1 colher (café) de corante ou mais se desejar
3 folhas de hortelã pimenta (temperão) (opcional) socados junto com as bolinhas de coentro
corante a gosto
1 pimentão verde pequeno picado 
2 tabletes de caldo de carne
2 tomates sem sementes picados
água suficiente para cozinhar (que cubra os pedaços de costela)
500g de mandioca descascada e cortada em pedaços
cheiro verde picadinho a gosto
sal se necessário
pimenta biquinho a gosto
PREPARO
Em uma panela de pressão média coloque a costela aferventada para refogar em fogo médio, tampe sem a pressão. Acrescente o alho e a cebola mexendo para fritar os dois. Enquanto isso a costela vai mudando de cor e buscando sabores. Junte os tomates, pimentão, caldo de carne, coentro socado o hortelã pimenta e o corante, misture, despeje água suficiente para cobrir a carne. Tampe na pressão e cozinhe em fogo médio por 30 minutos. Desligue o fogo, deixe acabar a pressão, abra e veja o ponto de cozimento da carne, acrescentando mais água e sal se necessário até ficar macia.
Acrescente a mandioca, tampe na pressão, cozinhar por 5 minutos, desligue e deixe acabar a pressão, abra a panela e veja se a mandioca está macia. No momento de servir, ainda fervendo na panela polvilhe o cheiro verde picado e decore com a pimenta biquinho.
Acompanhamento delicioso: angu (polenta) de milho verde
Esta foi degustada no mercado de Montes Claros com amigos de São João Del Rei, apaixonados com a gastronomia do Norte de Minas.

PIMENTAS NO MERCADO CENTRAL DE MONTES CLAROS, para todos os sabores e gostos

PIMENTAS BIQUINHO FRESCAS

As pimentas aqui são como flores, 
plantadas em vasos decorando nossos espaços.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...