23 outubro 2011

PEIXE À MILANESA

Podemos fazer pratos interessantes com peixe. Um deles é o peixe à milanesa. A técnica à milanesa dizem, surgiu na cidade de Milão. Os relatos mais antigos são do escritor Pietro Verri. Em seu livro História de Milão, ele escreve sobre um almoço onde foi servido coteletta impanata, fritta nel burro(carne de vitela empanada, frita na manteiga) citando o preparo com ovos e farinha. Também é um prato típico e difundido pela Áustria, o wiener schnitzel, muito parecido com bifes à milanesa. Cozinheiros diversificaram o "empanar", usam farinha de pão, farinha de trigo, farinha de milho, farinha de mandioca, fubá.....
Alguém aí sabe de mais algum modo de empanar????
 
Peixe à milanesa
Peito de frango recheado e empanado
O peixe desta receita foi gentilmente buscado em Pedras de Maria da Cruz, Minas Gerais, estava aplicando uma Consultoria a um Restaurante na cidade de Lontra, Minas Gerais. Foi preparado a moda com o tempero da dona do restaurante, peixe de rio de águas doces, peixe a mineira, peixe com sabor de ser bem-vinda onde eu estava. Agradecida. Obrigada. 
1 kg de filé de peixe
1/2 colher (chá) rasa de sal (pode ser que precise de mais, prefiro colocar aos poucos)
4 colheres (sopa) de suco de limão
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de leite
óleo para fritar (que cubra o peixe)
rodelas ou pedaços de limão para acompanhar
Lave os filés. Tempere os filés de peixe com o sal e limão.
Deixe no tempero por 10 a 15 minutos.
Bata os ovos rapidamente com um garfo, apenas para misturar, junte o leite e misture. Se quiser coloque 1 pitada de sal nesta mistura.
Passe os filés de peixe um a um na farinha de pão apertando para que a farinha não solte. 
Depois passe na mistura de ovos com leite. Escorra, passe novamente na farinha, apertando um pouco mais. Reserve em um prato ou travessa. É isso mesmo, milanesa boa é: farinha, ovos, farinha. Ahãaa...segredo bom, não é? A milanesa não solta durante a fritura. Fica um empanado bonito.
Aqueça o óleo, não muito, senão frita antes do tempo e escurece. Óleo que cubra, isso ajuda a fritar bem, fica uma milanesa uniforme. Escorra em papel absorvente.
Sirva com rodelas ou pedaços de limão. 
Ou com molho tártaro. Hummm...fica uma delícia.
DICAS DA CHEF: A forma da milanesa que vimos é para carnes, aves, peixes. Para empanar os salgados faça assim: passe nos ovos batidos e na farinha de pão. E para quem não pode com ovos, passe no leite ou na água (ficam mais crocantes), e depois na farinha de pão. 

3 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Bernadete,
O passo a passo ficou muito bem explicado, adoro peixe e molho tártaro.
Beijo
Vânia

Bernadete Guimarães disse...

Oi Bernadete, tudo bem?

Estive visitando seu blog e gostaria de parabeniza-la, ele esta ótimo.
Porem gostaria de sugerir a venda de cardapio domestico, para auxiliar as nossas secretarias. Esse é um tema bastante complicado para as nossas auxiliares domesticas.

Vou ficar no aguardo, pois quero comprar.

abraços
Beth

Bernadete Guimarães disse...

Boa tarde Elizabeth
Obrigada pela visita e pela idéia.
Já temos o curso Personal Chef, onde atendemos você e sua secretária e também grupos de amigas com as secretárias.
O curso é uma mescla de encontro, preparação de receitas e o cardápio como você deseja e de acordo com os gostos da família.Venha participar!!
Abraços
Bernadete Guimarães

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...