segunda-feira, 11 de junho de 2012

AS DELÍCIAS DAS FESTAS JUNINAS


Festa Junina sem canjica? É quase impossível!

Doce típico da culinária brasileira, consumida o ano inteiro, mas o seu auge ocorre nas festas juninas. Seus principais ingredientes são o milho branco, leite e açúcar. Ingredientes opcionais são o amendoim, leite de coco, cravo, canela, coco, leite condensado, creme de leite, casquinha de limão, uma pitada de sal...ufa, são tantas variações. E paladares que preferem pura, cozida só no leite e açucar. O termo canjica vem do banto (kanjica), um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco.
Primeiro: de véspera, coloque o milho branco para canjica de molho em água que o cubra. Depois escorra a água e leve ao fogo para cozinhar em uma panela grande e grossa (para não grudar no fundo), cubra com água limpa acrescentando mais água durante o cozimento até que o milho fique macio. 
Vamos ver algumas das variações das canjicas do Brasil.

CANJICA DE BARRAQUINHA,
DA IGREJA, DE QUERMESSE...

Para 1 kg de milho branco de canjica cozido, junte
1 1/2 litro de leite
2 xícaras (chá) de açucar
1 coco fresco pequeno ralado grosso
150g de amendoim torrado e moído
12 cravos-da-india
1 pau de canela
1 pitada de sal

PREPARO
Depois de cozido o milho na água, acrescente todos os ingredientes, prove e acrescente mais açucar ou outro ingrediente acima citado até deixar do seu gosto, ferver até formar um caldo grosso. Sirva quente em canecas ou cumbuquinhas.

CANJICA COM LEITE,
LEITE CONDENSADO,
 COCO E CREME DE LEITE

Para 1 kg de milho branco de canjica cozido, junte
1 1/2 litro de leite
1 1/2  lata de leite condensado ou mais se quiser mais doce
1 coco fresco pequeno ralado grosso
1 pitada de sal
300g de creme de leite

PREPARO
Depois de cozido o milho na água, acrescente todos os ingredientes, prove e acrescente algum ingrediente acima citado até deixar do seu gosto, ferver até formar um caldo grosso. Abaixe o fogo e junte o creme de leite. Misture e sirva a seguir. Sirva quente em canecas ou cumbuquinhas.
Coco fresco ralado na hora deixa a 
canjica simplesmente deliciosa!!!!!!

Um comentário:

Programa em Casa com Bernadete disse...

Boa noite Chef.
É com enorme prazer que acompanho o seu blog, aqui de Portugal. Precisava que me ajudasse, PRECISO de um molho de leite de coco e lima para acompanhar um salmão ao vapor de citrinos.
Agradecida pela atenção,
Rosa Martins

IMPRIMIR ESTA RECEITA