sábado, 17 de agosto de 2013

HOJE É DIA DO PÃO DE QUEIJO!!! PAIXÃO DAS MINAS GERAIS.

17 de Agosto, dia do Pão de Queijo, patrimônio imaterial da cultura, costumes e tradições de Minas Gerais.

O pão de queijo se confunde  com a  origem  da culinária mineira, assim como a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de  porco, o sal,  o ovo, o leite, a nata, a   manteiga   e   por   último   o   queijo,   que   aos poucos incorporou-se  ao  biscoito de goma  (precursor  do pão de queijo) moldados   sob  a   forma   de   pequenas  bolinhas   e   finalmente assados.
 O consumo do pão de queijo expandiu-se por todo o país e até o exterior. Surgiram tecnologias de processamento, desenvolvimento de equipamentos e muita criatividade, como pão de queijo com chocolate, pão de queijo recheado, pão de queijo com ervas, pão de queijo com goiabada, e o tradicional pão de queijo e tantos outros, o interessante é que todas nós aqui de Minas temos uma infinidade de receitas de pão de queijo que dariam livros e livros. E não é que a cada dia a mãe, a vizinha, a tia, a comadre traz outra diferente, uai!!!
É uma busca incansável pelo pão de queijo perfeito....
Receitas que são verdadeiras relíquias.  

GOMA, POLVILHO DOCE, POLVILHO AZEDO, FÉCULA. 
Mas afinal de que é mesmo que se faz o pão de queijo???? 
Cozinhar é uma arte. Cozinha mineira então tem alguns segredos que arrisco falar, são exclusivos daqui, da Culinária de Minas. Então vamos as explicações da Ciência Gastronômica para fazer pão de queijo.
GOMA: goma da tapioca, de origem indígena, é feita extraída da mandioca, conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca.
A goma é mais grossa, aqui compramos no Mercado Central, vem das roças, caseira.
Com ela temos o nosso beiju seco, vendido as placas, o natural, o doce, com coco, tem para todo gosto. O mais macio é recheado com uma variedade de delícias doces e salgadas. 
FÉCULA: é qualquer substância pulverulenta, farinácea, extraída de tubérculos, raízes ou grãos ricos em amido e servem como alimento, exemplo: fécula de batata.
POLVILHO: também chamado fécula de mandioca é o amido da mandioca. O polvilho azedo tem como base o polvilho doce, porém passa por um processo de fermentação de 15 a 20 dias.

QUEIJO DE MINAS
É o ingrediente principal: queijo de Minas. Para o pão de queijo ficar bom o queijo tem que estar curado ou meia-cura (quase curado). Começando a ficar mais duro, mais amarelo, bom para ralar. Que ciência! 
RECEITAS MIL DE PÃO DE QUEIJO
Experimente e escolha a sua. 
SABE A DIFERENÇA DO PÃO DE QUEIJO E DO BISCOITO DE QUEIJO?
O pão de queijo é escaldado (despejar sobre o polvilho o líquido que a receita pede fervendo). O biscoito, basta apenas misturar os ingredientes.

PÃO DE QUEIJO I
4 copos (americanos) de polvilho doce (600g)
sal a gosto
2 copos de (americano) de leite (300ml) 
1 copo (americano) de óleo (150 ml) 
ovos o suficiente para fazer uma massa macia(em média 4 a 5 ovos)
4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
óleo para untar
PREPARO
Colocar o polvilho em uma bacia. Levar ao fogo o leite, o óleo e o sal. Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer com um garfo para desfazer as pelotinhas que se formam. Deixe esfriar. Acrescentar os ovos uma a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição. Faça bolinhas médias.Levar ao forno médio (180º), pré-aquecido em tabuleiro untado com óleo para assar sem dourar demais, assim ficam mais macios.
MASSA DE PÃO DE QUEIJO
PÃO DE QUEIJO II
1 kg de goma
2 copos (americanos) de óleo
1 ½ copos (americanos) de leite
4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
600g de queijo minas curado ralado
sal a gosto, ovos até dar ponto
PREPARO 
Escaldar a goma com o óleo, leite e margarina ferventes. Misturar com um garfo até formar uma farofa e amornar. Acrescente o queijo, os ovos, sal se necessário e amasse até dar ponto de enrolar, faça os biscoitos. Leve ao forno quente para assar, tabuleiro untado e enfarinhado.

BISCOITOS DE QUEIJO I
 800g de polvilho
500g de queijo curado ralado
1 copo americano de óleo cheio até o vinco
1 colher de sopa de sal
8 a 10 ovos
1 colher chá de fermento em pó químico
PREPARO
Coloque o polvilho em uma vasilha grande; em seguida, o óleo. Misture com as mãos até desfazer os grãos. Coloque os ovos aos poucos e amasse bastante para deixar amassa uniforme. Junte o queijo e o sal. Amasse até formar uma massa macia. Faça bolinhas ou rolinhos. Levar ao forno médio (180º), pré-aquecido em tabuleiro untado com óleo para assar sem dourar demais, assim ficam mais macios.
BISCOITO DE QUEIJO II
 4 copos (americanos) de polvilho doce
2 copos (americanos) de queijo-de-minas ralado
180 ml de óleo
100 ml de leite frio
4 ovos
Sal a gosto
PREPARO
Colocar o polvilho em uma vasilha e, aos poucos, adicionar o leite, misturar com as mãos. Acrescentar o óleo, o queijo e o sal, sovando sempre. Quebrar aos poucos os ovos e amassar até ficar uma massa fina e de consistência firme – o ponto é obtido quando a massa se soltar do fundo da vasilha. Fazer os biscoitos redondos. Levar ao forno médio (180º), pré-aquecido em tabuleiro untado com óleo para assar sem dourar demais, assim ficam mais macios.
FORNO A LENHA DE TAMBOR, ESTE É DE ZELMA, EM LONTRA, MG. RECEITA EXCLUSIVA DE PÃO QUE QUEIJO, FEITO PARA MIM, QUE HONRA!!!

BISCOITO DE QUEIJO III
1 copo de iogurte natural
3 ovos inteiros
1 colher (chá) rasa de sal
2 colheres (sopa) cheias de margarina
500g de queijo minas meia cura ralado
500g de polvilho doce
PREPARO
No liquidificador, bata o iogurte, os ovos, o sal e a margarina.Despeje a mistura em uma vasilha e acrescente o queijo. Aos poucos, vá colocanco o polvilho. Amasse bem com as mãos e deixe descansar por 30 minutos. Faça bolinhas, coloque numa assadeira sem untar e leve ao forno quente por mais ou menos 20 minutos ou até dourar.

FUNDAMENTAL COM UM BOM CAFÉ MINEIRO

Um comentário:

Receitas Selecionadas disse...

Deve ser ótimo o pão de queijo !!!!!!
Bj

www.receitasselecionadas.com

IMPRIMIR ESTA RECEITA