06 novembro 2015

BOLO DE FARINHA DE MILHO E POLVILHO

Quer um bolo leve, e com farinhas sem glúten? 
Que tal experimentar esta receita.
Criada em um daqueles dias que você exige levantar e fazer um bolo para o café da manhã! Fácil e rápida. De liquidificador!!

4 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açucar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de óleo
Bater por 1 minuto no liquidificador.
Acrescente:
50g de coco ralado
50g de queijo minas meia cura ou curado ralado (pode substituir por queijo parmesão ralado, mas de sabor menos acentuado)
3 xícaras (chá) de farinha de milho
2 colheres (sopa) de polvilho doce
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Bater por mais 1 minuto, despejar em tabuleiro quadrado médio ou forma redonda de furo central untada com manteiga ou margarina e polvilhada com fubá. Forno 200º até crescer. Abaixe para 180º até terminar de assar. Se necessário abaixe mais a temperatura até dourar e assar completamente.


O que é o glúten?

O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, aveia, centeio, cevada e malte.  O trigo é a maior e mais consumida fonte de glúten representando 80% das suas proteínas e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massas a base de farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.


Farinha de Milho Amarelo - Fubá

A farinha de milho é obtida através do processo de torração do grão de milho, previamente macerado, socado e peneirado, e se apresenta sob forma de flocos. É encontrada em várias granulometrias. O mais utilizado em nossas receitas é o fubá, farinha de milho bem fininha.


Polvilho Doce ou Fécula de Mandioca

A fécula de mandioca, também chamada de polvilho doce, é usada na culinária de forma semelhante ao amido de milho (maisena). Além disso, possui um custo menor do que os outros amidos. Éncontrado em qualquer supermercado ou mercearia.

Receita criada pela Chef Bernadete Guimarães 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...