14 junho 2020

BOLO DE LIMÃO E PAPOULA

Leve e delicioso,este bolo traz o sabor refrescante do limão e o charme das sementinhas da papoula!!

PAPOULA> a semente de papoula é uma especiaria muito saborosa quando bem empregada e que, apesar de ser originada da Papoula (de onde também se extrai o ópio), a semente é do 'bem' e é permitida no Brasil para uso culinário. Podemos comer tranquilos e deixar a criatividade solta na hora de criar pratos com esse ingrediente especial. Vendida em supermercados ou lojas especializadas em produtos culinários.
Papoula · sementes · fundo · cozinha · medicina · preto - foto ...
BOLO
200g de margarina
05 gemas
1 lata de leite condensado (395g)
50 ml de suco de limão
3 xicaras (chá) de farinha de trigo
05 claras em neve
1 colher (sopa) de fermento em pó quimico 
1 colher (chá) de raspas da casca do limão
Calda
1/2 xícara (chá) de açúcar 
50 ml de suco de limão
1 colher (chá) das raspas da casca do limão
1 xicara (chá) de água
   
PREPARO DO BOLO
Bata a manteiga com as gemas na batedeira até formar um creme claro. Junte o leite condensado em fio e continue batendo até ficar fofo. 
Desligue a batedeira e junte as sementes de papoula, as raspas de limão, a farinha de trigo e o fermento. Misture muito bem. 
Incorpore delicadamente as claras batidas em neve à massa do bolo. Coloque em uma fôrma de bolo inglês grande (de 11 x 28 x 8cm) ou a fôrma escolhida, asse em forno médio-alto (200ºC), preaquecido. 
Quando crescer e começar a dourar, abaixe para 180º e deixe até terminar de assar.

Preparo da Calda
Misture o açúcar, a água e o suco de limão leve ao fogo, ferver até engrossar levemente. Acrescente as cascas do limão ralada e desligue o fogo, deixe esfriar. Desenforme o bolo ainda morno, regue com a calda, o suficiente apenas para deixar úmido.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...