16 janeiro 2022

COALHADA SECA (Labneh)

 

Trata-se do primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade, e consumida há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, a coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois como ocorre nos demais leites fermentados, os seus elementos são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação. Os antigos pastores teriam descoberto as principais transformações do leite deixando-o em repouso, o creme gordo naturalmente se acumula no topo, acidifica e, por fim, coagula-se num grosso iogurte, que por drenagem, separa-se na coalhada sólida.

Aqui servi com bastante azeite, sal, uma pitada de mix de pimentas em grão, pimenta rosa e alecrim.

Pode ser consumida ao natural, pura ou acompanhada de azeite, mel, açucar, utilizada em diversos pratos da culinária libanesa. Deliciosa acompanhando quibes, pão sirio, ou saladas. De sabor suave e muito cremosa a coalhada seca é um prazer a ser degustado. 

O labneh (também chamado labaneh, lebnah, labne ou labni, da palavra em lingua árabe que significa leite) é um componente tradicional da culinária do Oriente Médio Sudeste da Ásia, e, em geral, de todos os países que foram parte do império Otomano.

Sua alta concentração de gordura não o deixa talhar em temperaturas mais altas.

COALHADA SECA

1 litro de leite integral

1 copo de iogurte natural sem sabor (170ml)

PREPARO

Leve o leite ao fogo, quando ferver, desligue e deixe amornar até que não haja mais vapor. Adicione o iogurte e misture com uma colher. Transfira para uma tigela ou vasilha com tampa. Cubra com filme plástico, depois com a tampa da vasilha. Embrulhe com um pano e guarde no forno desligado, no microondas ou dentro de um armário.

Depois de 8 horas leve a coalhada à geladeira. O ideal é fazer da noite para o dia. Assim ela não fica balança daqui...balança de lá...com a abertura e movimento na geladeira. No outro dia, para fazer a coalhada seca, basta deixar a coalhada fresca escorrer por 08 a 12 horas dentro de um coador descartável de papel. 

Coloque o coador de café dentro do suporte de cafeteira e deixe o soro escorrendo em um copo. Se preferir, colocar uma peneira dentro de uma vasilha com tecido fino de algodão de forma que escorra, o soro não deve encostar na massa.



O soro retirado pode ser utilizado em massa de bolo ou de pão. Super nutritivo e saboroso!!

Quando estiver pronta, guardar em vidros limpos e esterilizados ou potes com tampa na geladeira.

Se quiser deixar uma matriz para a próxima coalhada seca, retire 02 colheres (sopa) bem cheias, reserve e utilize no leite fervido, seguindo todo o processo.

Podemos também servir com mel, fica uma delicia!! Enfim sirva a seu gosto, inove, a coalhada seca é um curinga para refeições, aperitivos ou saboreá-la pura com sua fruta preferida!
Salada Fresca com Coalhada Seca
Repolho branco, maçã, cenoura raladas, cebola roxa, azeitonas, uva passa, suco de limão, sal e azeite. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...