10 janeiro 2022

BROA DE MILHO

Broa lembra cozinha, afeto, familia, café, 
boas conversas ao redor da mesa..!!

A história da broa de fubá tem várias explicações para sua origem, mas o que se sabe é que com a chegada dos portugueses e dos africanos o uso do milho foi ampliado e os índios passaram a usar o fubá na culinária.

A palavra fubá, inclusive, é de origem angolana. No entanto, ele só passou a ser difundido em Minas Gerais e São Paulo com o vai e vem dos tropeiros, que plantavam no caminho de suas viagens espécies capazes de serem colhidas apenas três meses depois de semeadas. Segundo o antropólogo e folclorista mineiro Saul Alves Martins, a receita da broa de fubá teria sido introduzida por imigrantes norte-americanos em 1865. Daí o nome broa, que nada mais seria que a adaptação brasileira de bread (pão em inglês).

No entanto, em 1733, Domingos de Souza Braga registrou seus gastos domésticos em um livro, que hoje serve como importante documento sobre a vida em Vila Rica – atual Ouro Preto – naqueles tempos. Entre suas aquisições, lá estavam “treze broas”. Ou seja, por aqui o bolo de fubá já era consumido pelo menos um século antes dos sulistas americanos descritos por Martins.  Considerada uma iguaria caipira, a broa passou anos acanhada sendo somente coadjuvante nas mesas brasileiras.

Só no século XIX começou a figurar à mesa dos senhores de fazenda. A receita pode ser doce ou salgada, tudo depende da criatividade e do gosto de cada um.  Os ingredientes são fáceis de encontrar e o tempo de preparo é rápido.

Fonte: www.odiarioonline.com.br

BROA DE MILHO

1 xícara (chá) de fubá mimoso
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
100 gr de açúcar
2 1/2 xícaras(chá) de leite
1/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) rasa de sal
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento químico
Erva doce em sementes a gosto

PREPARO Misture os 07 (sete) primeiros ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar da panela. Vai embolar e ficar parecendo um angu grosso (é assim mesmo). Retire do fogo, cubra com filme plástico, deixe esfriar completamente.
Leve para a batedeira e acrescente os ovos um a um, batendo até formar uma massa lisa (por volta de 3 a 5 minutos. Junte o fermento e o erva doce, bata um pouco mais rapidamente, apenas para misturar.Com duas colheres faço porções e passo no fubá. Ou passe fubá nas mãos e modele uma a uma.
Dá até para modelar um pouco. Mas broa é rústica, pode deixar um pouco disforme. Vá modelando e coloque em formas untadas e enfarinhada com fubá.
Forno pré aquecido, 180°, cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e coloque em latas, como à moda mineira.
Adoro esta receita, durante os anos fui adaptando, experimentando e o resultado é uma delicia!! Leve, aerosa, comer uma só é impossivel!!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...