08 janeiro 2011

MINI ALMÔNDEGAS NAPOLITANAS

ESCREVER UM BLOG DÁ TRABALHO? Continuo viajando, trabalhando com os cursos e as consultorias em restaurantes, hotéis e outros, em Janeiro, tempo de férias...Graças a Deus!!! Um blog dá trabalho? É uma das perguntas que mais ouço. Dá. Principalmente um blog de culinária, pois ele tem que sempre ser atualizado. Mas é um prazer tão grande saber que colaboro com uma alimentação diferente, rica e diversificada, esclarecer dúvidas (pela quantidade de e-mails que recebo) mas.... é muito bom escrever para você. Aproveito meus momentos, escolho as receitas, algumas são dos treinamentos e aulas, e vou fazendo um estoque na "despensa". E aí mesmo trabalhando é só postar. Abraços, um ótimo dia para todos. Ainda na estrada. Bernadete.
O tempo continua fresco e a gente só pensa em comidinhas quentes que confortam o corpo e a alma. Estas almôndegas são mais ricas no sabor, nunca fui fã destas bolinhas de carne moída, não me agradavam muito o sabor final. Fui enriquecendo, recheando, modificando, e agora quando faço não são mais bolinhas de carne moída, mas almôndegas, rsss....rsss. Comece pelo molho.
PARA O MOLHO
2 colheres (sopa) de azeite ou de óleo
2 cebolas médias picadas
4 dentes de alho amassados
1 kg de tomates maduros sem peles e sementes picados
1 pimentão pequeno verde picado
1 pimentão pequeno vermelho picado
3 colheres (sopa) de molho inglês
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (chá) de molho de pimenta (opcional)
2 tabletes de caldo de carne ou o seu tempero
1 colher (sopa) de açucar
2 colheres (sopa) de extrato de tomates
2 colhers (sopa) de catchup (o picante fica uma delícia)
 1 folha de louro esmigalhada (esfregue nas mãos)
cheiro verde picado a gosto
2 litros de água
Sal se necessário
1/2 xícara (chá) de vinho tinto suave ou doce _ o vinho é opcional (fica um molho agridoce) se quiser um sabor mais encorpado use o vinho tinto seco.
Molho de tomates com vinho. Olha a cor!!!!!!
PREPARO
Refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente os tomates, pimentões e misture. Tempere com o molho inglês, molho de soja e o molho de pimentas. Tampe e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Coloque o caldo de carne, açucar, extrato de tomates, o catchup, a folha de louro e por último a água. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, fogo médio, panela semi tampada. Despeje o vinho. Abaixe o fogo. Enquanto isso faça as almôndegas.
PARA ALMÔNDEGAS
500g de carne de boi moída
500g de carne de porco moída
2 dentes de alho socados
3 colheres (sopa) de molho inglês
1 pitada de orégano
1 colher (café) de sal
100g de presunto ralado grosso (use o lado do ralo “lágrima”o que faz batata palha)
100g de queijo mussarela ralado grosso (use o lado do ralo “lágrima”o que faz batata palha)
salsa ou coentro em folhas picado a gosto
PREPARO
Moer as carne duas vezes ou moer fina. Peça para moer na hora da compra. 
Coloque em uma bacia ou travessa a carne e todos os temperos. Amasse bem. Por último o presunto e o queijo, amasse mais um pouco. 
Faça as almôndegas e coloque-as no molho fervente até cozinhar e o molho ficar na consistência que você deseja. 
Se precisar coloque um pouco mais de água no molho para que as almôndegas fiquem bem cozidas. Coloque e não mexa para que elas não desmanchem. Olha o vapor e o cheiro do molho subindo.....
No final, se quiser um molho mais consistente e aveludado, dissolva 1 colher (sopa) de farinha de trigo em ½ xícara (chá) de água e despeje sobre o molho fervente com as almôndegas. Adicione o cheiro verde.

2 comentários:

Víviam Orneles disse...

Olá Bernadete!!! Adorei sua receita de almôndega, os ingredientes do molho são maravilhosos.Já fiz almôndega colocando corante no molho e sem corante também e prefiro quando tem corante, pois sem corante a carne fica sem cor,estranha.

Abraço.
Víviam Orneles

Ana disse...

Olá Bernadete!
Seu blog é ótimo,receitinhas mto interessantes...,parabéns pelo trabalho.
Um ano de muita saúde,paz e prosperidade pra vc.

Postagem em destaque

31ª Festa Nacional do Pequi - Montes Claros. Norte MG

Na 31ª  Festa Nacional do Pequi - Montes Claros. Norte MG, os Guardiões da Gastronomia dos Gerais fazem a curadoria da Tenda dos Sabores, Cu...