18 abril 2010

MARINAR

Início de uma marinada de frango com sal, shoyu, cebola
MARINADA
Molho composto de ervas, especiarias, água, vinho, vinagre. É neste líquido que carnes, aves e peixes ficam de molho por um certo tempo para depois serem cozidos, assados, gratinados.
Os ingredientes da marinada podem variar, conforme o alimento que será preparado. Em Portugal, havia uma distinção entre marinada e vinha d'alhos. A marinada levava obrigatoriamente vinho. Na França, a marinada é fervida depois esfriada. A função da marinada é penetrar mais sabor no alimento, adicionar umidade, amaciar. Deve ficar na geladeira em vasilha tampada ou coberta com filme plástico ou papel alumínio.
SUGESTÕES DE MARINADAS
AVES: água, vinho branco, cebola em rodelas grossas ou pedaços, molho shoyu e sal. 
CARNES: vinho tinto, água, louro, molho inglês, alho socado, cebola em pedaços, coentro seco.
Para carnes mais duras, caldo de abacaxi, amacia e dá um toque especial no sabor.
PEIXES: marinada rápida de água, sal, limão.
Não deixe o peixe muito tempo, derrete.
CARNE DE PORCO: limão, curry, canela em pó, água, tempero pronto em pó (vem com diversos ingredientes) coentro seco.

2 comentários:

Livia Figueiredo disse...

Olá Bernadete, gostei de seu blog e já estou seguindo. Gosto de cozinhar coisas diferentes e não arroz com feijão do dia-a-dia. Acho q aki vou encontrar muita coisa boa.
Bjus
www.fenecamoldes.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Berna,
Adorei as receitas e já vou prepará-las nesse momento especial da minha vida, e que vc está acompanhando tão pertinho... Obrigada por dar seu toque, seu carinho, nas coisas boas da vida... Não só na nossa comidinha, mais também no nosso coração... Provavelmente o "Brigadeirão" vai deixar o meu dia e do Vi mais doce e feliz... Também amamos vc...

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...