domingo, 11 de abril de 2010

MOLHO DE TOMATES

Sabe aquela receita de molho de tomates? "O mollho".
Que você vai a feira ou supermercado, escolhe cuidadosamente os tomates, pimentão, cebola, manjericão fresco, hummmmm, achou? Então prepare-se: este é o molho!


3 cebolas grandes picadas
4 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de açucar
2kg de tomates maduros mas firmes sem sementes (reserve-as)
1 pimentão verde médio picado
1 cenoura pequena picada (é, cenoura mesmo!)
2 tabletes de caldo de legumes ou o seu tempero
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) cheia de mostarda
1 colher (café) rasa de orégano
5 colheres (sopa) de catchup
2 folhas pequenas de louro
cheiro verde picado a gosto
06 folhas de manjericão ou 1 colher (café) de manjericão desidratado
água o suficiente
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo

PREPARO
Lave os tomates, corte ao meio e tire as sementes. Bata no liquidificador as sementes com um pouco de água e reserve. Leve ao fogo o azeite e o alho, deixe fritar até começar a dourar, coloque as cebolas, mexa de vez em quando, quando começar a cheirar, polvilhe o açucar para caramelar as cebolas (cuidado, não deixe dourar muito). Acrescente os tomates, pimentão, cenoura e os ingredientes restantes, misture. Despeje as sementes batidas e reservadas. Cubra com água, deixe a panela semi tampada e cozinhe por uns 30 a 40 minutos. Vá acrescentando água até cozinhar. Desligue o fogo, deixe esfriar, bata no liquidificador com a farinha de trigo. Volte para a panela e cozinhe mais um pouco. Tá na hora de experimentar e colocá-lo a seu gosto: mais adocicado? coloque mais catchup e açucar.


DICAS DA CHEF
CUIDADO: bater no liquidificador só depois de frio.
A farinha de trigo vai deixar o molho com consistência cremosa.
A cenoura enriquece, dá um tom bonito e encorpa mais o molho.
Você pode escolher o tipo de molho que deseja: com pedaços, bata na tecla pulsar do liquidificador ou bata rapidamente. Mais cremoso e sem pedaços, bata até o ponto desejado.

2 comentários:

viviane disse...

Olá

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Cozinhando com Bernadete será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Anônimo disse...

Olá Bernadeth!

Meu nome é Angélica. Sou professora, não sou muito amante da cozinha, mas faço alguma coisa que agrada ao paladar. Visitei rapidamnte o seu blog e fiquei encantada com tanta praticidade no preparo de tantas delícias. Parabéns! A partir de hoje estarei sempre te visitando para preparar algo diferente para a família aos finais de semana. Vou me inscrever para ter o privilégio de receber algo via e-mail.
Um abraço!

Angélica (Gel Braga)

IMPRIMIR ESTA RECEITA