sábado, 24 de julho de 2010

BACALHAU COM BATATAS AO FORNO

Simples, delicioso, ele é rei na receita que passa. Não precisa de muitos ingredientes para deixá-lo com todo o seu sabor: único, indiscutível...
1º PASSO: DEMOLHAR O BACALHAU: Demolhar o bacalhau: colocar de molho em água fresca, trocando-a por diversas vezes até que retire todo o sal. Retirar a pele, espinhas. Requer tempo, de um dia para o outro. Se o tempo estiver muito quente, o ideal é deixar demolhar dentro da geladeira.


200g de cebolas cortadas em rodelas finas
1 kg de bacalhau demolhado e em pedaços largos
600g de batatas descascadas e cortadas em rodelas um pouco grossas (prefira batatas médias, fica mais bonito) cozidas al dente (só no ponto de enfiar o garfo)
Tiras de pimentão verde cortadas finas
azeitonas pretas ou verdes a gosto
orégano
150g de queijo mussarela ralado grosso
azeite a gosto.
MONTAGEM
Refogue em azeite a gosto as rodelas de cebola. Quando começar a perfumar o ambiente, coloque o bacalhau. Tampe e deixe por 8 a 10 minutos em fogo médio. Misture e prove, se necessário coloque um pouco de sal. Em um tabuleiro ou refratário untado com azeite, monte uma camada de batatas pré cozidas, espalhe o bacalhau com a cebola, tiras de pimentão e um pouco de azeitonas, um pouco de orégano. Continue até terminar. Cubra com o queijo mussarela ralado grosso. Regue com uma porção farta de azeite.
Leve ao forno aquecido médio. Deixe assar lentamente. Fica com uma cor dourada, bonita e um perfume maravilhoso.
PARA ACOMPANHAR
Arroz branco, salada de brócolis, cenouras cozidas em tiras finas, e azeite, azeite....
Este prato delicioso foi feito por Débora, minha filha que cozinha maravilhosamente bem, com ajuda de Filipe que também se transformou em exímio Chef.

Nenhum comentário:

IMPRIMIR ESTA RECEITA