10 outubro 2010

TORTA DE CHOCOLATE COM NOZES

PÃO-DE-LÓ
O pão de ló é um bolo à base de ovos bem batidos, açucar e farinha de trigo. As variações e invenções gastronômicas após a sua criação original são inúmeras. Eu mesma tenho uma infinidade de receitas. Sua origem são de conventos portugueses, que além de abrigar mulheres que dedicariam suas vidas a oração, também foram as grandes inventoras gastronômicas das mais famosas receitas portuguesas apreciadas em todo mundo.

PÃO-DE-LÓ DE LEITE QUENTE
8  claras
8 gemas
3 ½  copos (americanos) de farinha de trigo especial  para bolo (com fermento)
3 copos (americanos) de açucar refinado
3 copos (americanos) de leite  fervente 
3 colheres (sopa) de margarina
PREPARO 
Bata as claras em neve firme, adicionando as gemas uma a uma, depois o açucar, até formar bolhas, deve ser um creme claro e fofo. Acrescente o açucar aos poucos batendo sem parar. 
Já ouviu esta expressão "bater os ovos como 
para pão-de-ló? É desta forma.

Junte aos poucos a farinha de trigo sem bater, apenas misturando. Aqueça o leite junto com a margarina, quando levantar fervura despeje na massa e misture rápido mas delicadamente. Leve para assar em uma forma de fundo falso grande untada com margarina e enfarinhada, forno pré aquecido e quente. Assim que a massa crescer, abaixe para o médio e deixe até dourar e assar.
PREPARE O RECHEIO: CREME DE BRIGADEIRO
 1 lata de leite condensado
2 ½ latas de leite
1 colher (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) rasas de amido de milho
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
100g de nozes
6 gotas de essência de nozes (opcional)
PREPARO 
Bata no liquidificador todos os ingredientes, leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar coberto com filme plástico para não formar uma crosta.
Fica um creme
PREPARE A CALDA PARA MOLHAR
20o ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de açucar
3 colheres (sopa) de licor de chocolate, licor de leite ou de martini (opcional)
Misture todos os ingredientes.
Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar. Parta o pão-de-ló ao meio. Volte uma parte para a mesma forma que assou. Regue com metade da calda. Sabe porque voltamos para a forma? Ele vai ficar com a forma perfeita e não quebra depois de colocar a cobertura.
Coloque o recheio de chocolate frio por cima. 
Espalhe com cuidado.
Cubra com a outra metade do pão-de-ló, molhe com o restante da calda. Leve à geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro, até ficar bem gelado. 
FAÇA A COBERTURA
Derreta 300g de chocolate ao leite ou meio amargo em banho-maria.
Retire do fogo mexendo até amornar. Coloque 3 colheres (sopa) de creme de leite. Misture até  ficar cremoso, este é o ganache. Vire o bolo gelado sobre um prato grande. Cubra todo o bolo com o creme de cobertura, decore com raspas de chocolate, nozes e cerejas.
Sirva gelada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!!
Cadavez mais encantado com teu blog, e com tuas receitas. Dia desses experimentei o manjar de damascos... espetacuilar. Aqui no sul começa a chegar o frio. Começa a temporada da comilança em frente a lareira ou ao fogão a lenha, na cozinha, que é o meu cantinho preferido. queijos, bosns vinhos, conhaques, uma cachacinha de boa qualidade, sopas e caldos, minha especialidade. Preciso de calorias para vencer o frio... hehehe.
Um beijo enorme.
Ricardo Pestano
Pelotas - Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

Adorei as receitas Bernadete!!!! Parabéns!!!! Vou tentar fazer algumas.... Bjs
Verlaine Micali

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...