11 janeiro 2011

MANJAR DO CÉU

Uma sobremesa super fácil de preparar, delicada, e a calda de ameixa faz uma sincronia com o creme fantástica. Já experimentou?? Muitos dos doces hoje considerados tradicionalmente brasileiros são de origem portuguesa. Conta-se que nos conventos era costume utilizar a clara de ovo para engomar os impecáveis hábitos brancos das freiras, e como sobravam muitas gemas, as religiosas começaram a fazer quindins, bombocados, pudins, papos de anjo, manjar do céu, e tantas outras delícias que levam uma infinidade de ovos. 
Esta é a minha versão, como muitas receitas vamos adaptando, melhorando. Eu sei que existe hoje receitas de manjar do céu, manjar branco, manjar de coco (tem vários nomes), guardadas e passadas de mão em mão, para chegar de boca em boca e deliciarmos com esta sobremesa que é de origem portuguesa, mas nos perdoe nossos irmãos portugueses, gostamos tanto que achamos que ela é uma receita das Minas Gerais. 
MANJAR DO CÉU (minha versão)
500ml de leite
500ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
6 colheres (sopa) de amido de milho
PREPARO
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Despeje em uma panela e leve ao fogo mexendo sem parar até formar um creme grosso mas macio. Despeje em uma forma redonda de furo central untada levemente com óleo. Deixe esfriar, leve à geladeira. Quando estiver firme e gelado, desenforme. Despeje sobre ele a calda fria. Sirva gelado. Este das fotos foi mãe que fez.
VERSÃO MAIS CONHECIDA
1 litro de leite
8 colheres (sopa) de açucar
7 colheres (sopa) de amido de milho
1 vidro de leite de coco (200ml)
PREPARO
Da mesma forma do preparo acima.
CALDA
1 xícara (chá) de açucar
1 1/2 xícara (chá) de água
200g de ameixas
PREPARO
Leve ao fogo as ameixas, o açúcar e a água. Deixe ferver até que engrosse o líquido, tomando ponto de calda. Na hora de servir, vire o pudim em uma travessa e cubra com a calda, dispondo as ameixas ao lado e sobre o manjar.

3 comentários:

Ana disse...

Olá Bernadete!
Que receita,que visual...estou com água na boca...já anotei obrigada por dividir essa maravilha conosco.
Uma boa noite,obrigada pela visita.

Unknown disse...

ola td bem, amei seu blog amei seu cantinho e estou aqui te seguindo ..bjs

Unknown disse...

😋👍

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...