25 abril 2011

COGUMELOS FUNGHI SECCI

Na Itália, funghi é simplesmente o plural de cogumelos. Por isso, funghi secchi não é uma espécie de cogumelo. Funghi secchi é a denominação para qualquer cogumelo desidratato ou seco. Os Funghi Porcini (Boletus Edulis) são uma espécie que só nascem na Europa. Como é delicado e perecível, são desitradados para garantir a sua durabilidade. Quando desidratados são chamados de Funghi Porcino Secchi. Na Itália o Porcini é encontrado em 95% do país. No Brasil eles são um dos mais caros ingredientes encontrados nas prateleiras dos supermercados. Existem outros tipos de funghi encontrados no Brasil como o japonês Shiitake e Shimeji, além do Funghi Chileno.
A diferença entre o italiano e o chileno está na cor e na suavidade do sabor. Os funghi italianos são claros e mais delicados enquanto os chilenos são escuros e têm sabor mais acentuados.
DICAS: Lave os funghi secci rapidamente, escorra e deixe de molho em água morna para hidratar. Eu gosto de colocar ervas ou temperar com sal ou temperos prontos para saladas, aqueles sachês em pó. Rego com azeite, o sabor é maravilhoso! Guarde a água saborizar, usar em massas, risotos, saladas. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...