25 abril 2011

COGUMELO SHIITAKE


Segundo a Wikipédia, O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos paises ocidentais.
A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AD. No Brasil começou ser cultivado no início da década de 1990.
Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas asiáticas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
O shiitake é produzido em compostos orgânicos à base de serragem, farelo de arroz e/ou trigo e/ou soja, previamente hidratada e corrigida do ponto de vista do ph. O produto repousa durante 145 dias em local fechado e climatizado a cerca de 14 °C até o aparecimento dos frutos e sua colheita. Este processo também é conhecido como cultivo axênico.
O shiitake pode ser conservado por 10 a 15 dias em refrigerador (4 °C). Geralmente, são embalados em bandejas de isopor (200g), recobertos por filme de PVC, ou em pequenas caixas de papelão.
O shiitake pode ser preparado em sopas, molhos, saladas e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido a da carne.

2 comentários:

Sileni Machado disse...

Olá amiga,
Fiquei uns dias fora da blogosfera e qta coisa maravilhosa vc nos apresenta. Adorei a aula sobre o shiitake e o funghi secci e o tomilho tbm, estes dias fiquei procurando saber o que era segurelha mas nem imaginava que era o tomilho. Adorei!!! =)
Bjsss, boa semana
Si

Bernadete Guimarães disse...

O Tomilho e a Segurelha são duas plantas muito parecidas, dai a confusão de alguns pensarem que a Segurelha é o Tomilho. Assim como manjericão e alfavaca. Poejo e hortelã, dentre outras.

Postagem em destaque

31ª Festa Nacional do Pequi - Montes Claros. Norte MG

Na 31ª  Festa Nacional do Pequi - Montes Claros. Norte MG, os Guardiões da Gastronomia dos Gerais fazem a curadoria da Tenda dos Sabores, Cu...