18 agosto 2011

FESTAS DE AGOSTO - CATOPÊS

CATOPÊS
Tipo de congada, de tradição africana, folclore importado, mistura personagens da monarquia portuguesa e costumes tribais associados com elementos do catolicismo e outros folguedos. Os Catopês de Montes Claros, louvam seus santos, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O Divino Espírito Santo, Reis, Imperadores e festeiros. Festas de Agosto em Montes Claros (MG) Há mais de um século, nos dias 17 a 21 de agosto são realizadas em Montes Claros (MG), festas religiosas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e ao Divino Espírito Santo. Além das celebrações genuinamente religiosas, como missas, bênçãos e levantamento de mastros, realizam-se ainda as "Marujadas", "Cabocladas" e "Catopês Como toda boa festa, surge a boa comida. As cores e sabores da culinária se misturam com as fitas coloridas, as danças e apresentações dos marujos, catopés que alegram nossas ruas e espíritos com o que há de melhor nas terras do Norte de Minas Gerais. E para a nossa alegria e de muitos fiéis da cozinha, adivinha quem é o santo protetor destes que amam a gastronomia?

 

SÃO BENEDITO, O SANTO COZINHEIRO

São Benedito, segundo a crença, não deixa faltar comida na cozinha, conseqüentemente virou o santo de qualquer cozinheiro. No Convento Santa Maria de Deus exerceu a função de cozinheiro, pois segundo ele preferia viver na solidão (tudo bem que nós cozinheiros praticamente nos enclausuramos dentro da cozinha). Sempre preocupado com os mais pobres que ele, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de sua roupa e os levava aos famintos. Em uma de suas saídas, o Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: 
_Que escondes aí, embaixo do teu manto, irmão Benedito?
Humildemente, Benedito respondeu:
_“São rosas meu senhor!”, e abrindo o manto , de fato apareceram rosas e não os alimentos que levava aos pobres.
No Brasil é um dos santos mais reverenciados e está presente na maioria das cozinhas. Basta observar na casa da avó, em cima da geladeira, ou em um canto da parede, um santo negro segurando o menino Jesus. Toda avó que se preza (e cozinheiro também), de bolinho de chuva e bolo de fubá, tem que ter um São Benedito no canto da cozinha para garantir a fartura!

MONTESCLAREOU
                                     (Georgino Júnior e Tino Gomes)

Montes Claros, montesclareou
Meus olhos cegos de poeira e dor
Tudo é previsto pelos livros santos
Que só não falam que o sonho acabou
A marujada vem subindo a rua
Suores brilham nos rostos molhados
Agosto chega com a ventania
Cálice bento e abençoado
A dor do povo de São Benedito
No mastro existe para ser louvado
Louvado seja o Santo Rosário
Louvado seja poeira e dor
Louvado seja o sonho infinito
E Mestre Zanza que é cantador

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!
Adorei a cara nova do blog. Não tenho tido tempo de experimentar as maravilhas que nos ensinas, mas armazeno todas as mensagens. No momento ando atacando alguns variados restaurantes de minha cidade por falta de tempo pra cozinhar, e assim, variando, não enjôo.
Mas gostaria de saber se cuzcuz dá pra fazer em qualquer panela de vapor ou tem que ser uma específica. Quero adquirir uma, mas aqui no sul não encontro. Vou acabar comprando na net mesmo.
Bom, se tiveres algumas receitas manda por favor.
Um grande abraço
Ricardo Pestano
cacopestano@hotmail.com

Bernadete Guimarães disse...

Oi Ricardo, obrigada pelos comentários sobre o blog! A vida de muita gente hoje está como a sua, de restaurante em restaurante...
OLHA A RECEITA DO CUSCUZ, visite esta página no blog. http://cozinhandocombernadete.blogspot.com/2011/06/cuscuz.html
Quanto a cuscuzeira é até engraçado, temos em praticamente todas as lojas de utensílios domésticos e até em mercados aqui de Minas Gerais e sei que na Bahia também, este Brasil é mesmo grande e surpreendente, quantas diferenças nas regiões!!
Aqui quem não tem cuscuzeira faz o cuscuz virado no pano, mas esta é uma outra história...
Faz e me conta como ficou. Um grande abraço.

ELZA MATTOS disse...

BERNADETE VOCE SERA MINHA CONSULTORA VOCE CAIU DO CEU MENINA, PREDENDO MONTAR MEU BUFEET E CONTO COM SUA ORIENTAÇAO, SUAS RECEITAS SAO MARAVILHOSAS FIZ O OSSOBUCO DE SUINO FICOU MARAVILHOSO, VC ESTA DE PARABÉNS.

UM GRANDE ABRAÇO ELZA MATTOS

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...