28 dezembro 2013

O SIGNIFICADO DOS ALIMENTOS NO ANO NOVO

Os pratos servidos também têm seus significados e tradições. Eles variam de acordo com o país e cultura. Segundo crenças populares aves não devem ser preparadas, pois ciscam para trás. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente. O peixe, além de ser saudável e muito mais leve, na ceia de ano novo está vinculado à boa sorte e fecundidade. Quando se fala em peixe automaticamente se faz associação com a água, símbolo da vida, do nascimento. Em chinês, U, peixe, foneticamente tem o mesmo som da palavra "abundância", fazendo-se a analogia.

PEIXES



Peixes como atum, bacalhau e salmão, considerados peixes “destemidos”, também são recomendados. 

ARROZ
O arroz simboliza riqueza, fartura, abundância, fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que este alimento traz muita sorte.
O Líbano tem uma curiosidade, é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

CHAMPAGNE

Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo. Champanhe é sinônimo de comemoração. A bebida simboliza alegria e abundância. Até mesmo o estouro da rolha, com o som característico, remete à importância do evento.O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. O único problema é que essa é uma bebida cara, mas você pode substituí-la por espumantes nacionais ou importados, de quase igual qualidade e mais baratos.

LENTILHAS
A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

CARNE SUÍNA
 
 
O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.

ROMÃ

A romã é símbolo de fartura e fertilidade. Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.
UVAS

A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

NOZES, AVELÃS, 
CASTANHAS E TÂMARAS

Comer pelo menos uma delas vai garantir fartura durante o novo ano.
VINHO
O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.
FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!

Um comentário:

Bethânia disse...

Feliz ano novo, obrigada por compartilhar tanta coisa legal.

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...