26 outubro 2021

SÁLVIA (DA SÉRIE: VAMOS TEMPERAR - I )

    SÁLVIA: salvadora, saudável. 
É uma planta perene da família da hortelã. Tem folhas alongadas em formato oval com um verde mais claro que o das ervas mais comuns. É originária da região do Mediterrâneo e é usada na culinária deste os tempos mais antigos.
Gregos e egípcios, na idade média já usavam na saúde pelos inúmeros relatos. As pesquisas mostram mais de 100 compostos beneficios para saúde. 
Na medicina chinesa sua energia circula pelos meridianos do coração e do fígado. Segundo outras fontes também nos pulmões e rins. Tonifica, dá energia. 
Seu uso na culinária é diverso: na panificação, nos salgados e pães. 
Nos legumes quentes e nas saladas. Nas aves e risotos. 
A manteiga de sálvia dá um sabor especial a batatas e legumes em geral. Seu toque nas massas surpreende. Fresca ou seca dá um sabor suave e delicado aos alimentos.

Ela pode ser picada com a faca. Dependendo da receita, as folhas podem ser colocadas inteiras na panela, como se faz com as folhas de louro, para dar o gosto característico.

MANTEIGA DE SÁLVIA

Para fazer, aqueça duas colheres de sopa de manteiga em uma frigideira. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 3 minutos, fazendo movimentos circulares com a frigideira, até que a manteiga comece a ficar marrom. Neste ponto, adicione cerca de 10 folhas de sálvia e deixe fritar por mais um minuto para soltar o sabor. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.


CHÁ OU TEMPERO?
De aromatizar, de beber, de degustar, de surpreender!!!

Além de agregar sabor às receitas, a planta (também conhecida como salva ou erva-santa) é rica em propriedades terapêuticas e, quando consumida a longo prazo, traz vários benefícios ao organismo. Por apresentar ação oxidante e anti-inflamatória, por exemplo, ela ajuda a aumentar a imunidade, prevenir (e tratar) gripes e resfriados ou possíveis focos de inflamação. Além disso, essa planta tem substâncias digestivas, auxiliando no funcionamento do sistema gastrointestinal.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...