04 janeiro 2011

DOBRADINHA COM COSTELINHA E FEIJÃO BRANCO


VOCÊ SABE O QUE É DOBRADINHA?
Dobradinha (em português brasileiro). Dobrada (em português europeu). É o bucho de animais em especial o do boi. É aferventada, depois cozida em temperos, cebola, alho, tomate, e acompanhamentos. Há quem use a expressão feijoada de dobradinha, devido aos vários ingredientes. É um prato tradicional da cozinha de portugal (norte) e em diversas regiões do Brasil. Aqui em Minas Gerais é bastante popular. Virou até poema de Fernando Pessoa, Dobrada à moda do Porto.
Dobradinha cortada e aferventada

QUANTO AO FEIJÃO BRANCO
Além de gostoso fornece uma série de vantagens saudáveis. Uma importante proteína, Faseolamina em maior quantidade. No emagrecimento ela atua como um bloqueador natural de carboidratos e açúcares, pois é capaz de reduzir de maneira significativa a ação da enzima alfa-amilase; enzima responsável pela quebra e digestão desses carboidratos (amido que quando quebrado torna-se também a glicose que será absorvida pelo organismo) que ingerimos. Sem ação desta enzima, o organismo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias, açúcares e gorduras no seu corpo, pois os carboidratos, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada.
Este processo além de reduzir em cerca de 20% a absorvição de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorvição da glicose. O que em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% do peso em apenas 30 dias. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.

DOBRADINHA COM COSTELINHA E FEIJÃO BRANCO
500g de feijão branco
1 kg de dobradinha cortada em pedaços e aferventada
suco de 1 limão inteiro
PREPARO
Coloque o feijão branco de molho em água fria por 2 horas.
Afervente a dobradinha com água e o suco de limão por uns 20 minutos. Escorra e reserve.
Enquanto isso vamos preparar a costelinha.

PARA A COSTELINHA
1 kg de costelinha de porco cortada e lavada 
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho amassados
15 caroços de coentro verde socado ou 1 colher (café) rasa de coentro seco em pó
1 pimentão verde grande picado
3 tomates sem sementes picados
1 colher de café de corante
2 tabletes de caldo de carne
1 xícara (chá) de cheiro verde picado
água suficiente para cozinhar
300g de linguiça calabresa cortada em rodelas ou linguiça paio
sal o necessário
PREPARO 
Leve ao fogo uma panela grande ou de pressão com as costelinhas, abaixe o fogo e tampe a panela. Abra e mexa de vez em quando até a carne ficar refogada e sem água começando a fritar. Adicione as cebolas, misture e tampe para que a cebola solte todo o seu sabor. Se quiser frite o alho em uma frigideira e despeje sobre as costelinhas, (fica um perfume delicioso). Adicione o pimentão e tomates, tampe novamente por 5 minutos. 
Junte o corante, o tablete de caldo de carne, um pouco de cheiro verde. Misture. Despeje a água, a dobradinha e deixe cozinhar. Acrescente o feijão branco cozido, misture, quando ferver prove o tempero. Retempere, pois com a entrada do feijão pode ficar sem sal e sabor. Por último coloque a linguiça calabresa ou paio até ficar cozido. Polvilhe o restante do cheiro verde. Sirva quente.
ACOMPANHAMENTO
Arroz branco
Couve refogada na manteiga e alho.

Um comentário:

Marilene disse...

Informar em que momento a dobradinha é colocada na receita, o item principal não é mencionado na execução...grata

Postagem em destaque

13 DE SETEMBRO DIA DA CACHAÇA _ RECEITAS COM CACHAÇA

O Norte de Minas Gerais em suas inúmeras riquezas, dos seus terroirs espalhado nesta vasta região e o teor especial na classificação do clim...